Prêmio do Sebrae destaca mulheres de negócio



Dez empresárias receberam na noite de quinta-feira (16) o troféu Mulher de Negócios concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). A solenidade de entrega da premiação foi realizada na sede nacional da entidade em Brasília e reuniu cerca de 150 micro e pequenos empreendedores.

A cearense Maria de Fátima Souza de Oliveira foi a grande contemplada da noite. Ela recebeu o troféu Ouro, na categoria Negócios Coletivos. “Agradeço a Deus e a minha família por estar aqui e a todos que acreditaram direta ou indiretamente [no meu trabalho]”.

“O número de mulheres empreendedoras está aumentando no País”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Segundo ele, as empresárias estão conseguindo demonstrar o seu trabalho em um mercado cada vez mais competitivo. Ele também agradeceu às mulheres pela participação na premiação da entidade.

De acordo com Barretto, apenas 29% das mulheres eram empreendedoras em 2001. “Hoje já são 49%, quase o dobro do início da década. As mulheres brasileiras são empreendedoras por natureza, sabem como superar os desafios e enfrentam as dificuldades com muita luta e perseverança. Para o Sebrae, é uma satisfação muito grande premiar estas bravas brasileiras que erguem a bandeira do empreendedorismo e lutam por um país com maior geração de emprego e renda”.

A premiação foi criada pelo Sebrae com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às histórias de vida de mulheres que conseguiram superar dificuldades e construir negócios de sucesso.

O reconhecimento é promovido pelo Sebrae em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Lançado em 2004, o prêmio está na sua sétima edição e, considerando a crescente procura, vem atingindo seu objetivo. Ao todo já se inscreveram na premiação 14.823 mulheres. Em 2004 foram 700; em 2005 o número dobrou para 1,4 mil. Em 2006 passou para 1.453. Em 2007, 2.180 mulheres se inscreveram; em 2008 pulou para 2.687. Em 2009, foram 3.047 concorrentes; e em 2010 o número chegou a 3.356 mulheres inscritas.

 

Fonte:
Agência Brasil



17/06/2011 10:16


Artigos Relacionados


Copa vai impulsionar mais de 400 oportunidades de negócio, aponta Sebrae

Etec e Fatec Sebrae oferecem curso de Gestão de Negócio e Inovação

Inscrições para o prêmio Sebrae empreendedoras vão até 15 de setembro

Serra participa do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”

Romero Jucá registra prêmio do Sebrae para prefeito de Boa Vista

Lúcia Vânia registra prêmio do Sebrae para prefeito de Campos Verdes