Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será entregue na 2a.
Será realizada na segunda-feira (25), às 19h, a cerimônia de entrega da 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, uma das premiações jornalísticas mais antigas do País. O evento será realizado no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Tuca), em São Paulo (SP). O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Paulo Vannuchi, participará do encontro.
Neste ano, a comissão julgadora recebeu mais de 300 trabalhos vindos de todas as regiões brasileiras. No total são 10 categorias – rádio, jornal, TV reportagem, TV documentário, TV imagem, fotografia, arte, revista, rádio e internet – todos com reportagens relacionadas aos direitos humanos.
Desde 2009, o prêmio elege também um tema que aborda a violação dos chamados direitos humanos intangíveis: questões que mesmo indiretamente vão na direção contrária da garantia de preservação dos direitos humanos. Este ano a comissão escolheu o tema “Saúde como direito do cidadão”. Foram aceitas reportagens de qualquer mídia que mostraram a questão da baixa qualidade dos serviços de assistência à saúde, o desrespeito às leis relacionadas ao direito dos cidadãos, entre outros. Em 2011, o tema será “Coleta e tratamento de esgoto: um direito violado”.
Instituído em 1979, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana/SP, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas e Instituto Vladimir Herzog.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
22/10/2010 19:08
Artigos Relacionados
Prêmio de Direitos Humanos será entregue hoje
Lembo participa da cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo
Reportagem sobre ciganos dá Prêmio Vladimir Herzog à Rádio Senado
Repórteres da Rádio Senado recebem menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog
EBC vence duas categorias e recebe menção honrosa em prêmio de anistia e direitos humanos
Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara será entregue na terça-feira