Repórteres da Rádio Senado recebem menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog
Os repórteres Celso Cavalcanti e George Cardim, da Rádio Senado, receberam menção honrosa, na categoria Rádio, do 31ª Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, pela reportagem Escravos da Esperança - A saga dos bolivianos em São Paulo. A premiação, promovida pelo Sindicato de Jornalistas de São Paulo, ocorreu na noite de segunda-feira (26), na capital do estado, com a presença de autoridades e jornalistas de todo o país.
A reportagem conta a saga dos cerca de 200 mil trabalhadores bolivianos que vivem em São Paulo em condições análogas à de escravidão. Os dois jornalistas percorreram a rota feita por esses trabalhadores, desde o território boliviano até a capital paulista, passando pelo centro-oeste brasileiro. A reportagem mostra que muitos dos trabalhadores que deixarem aquele país para fugir da miséria, são vítimas de falsas promessas e encontram poucas perspectivas no Brasil.
Criado dois anos após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog durante o regime militar, em 1977, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos tinha por objetivo estimular os jornalistas a denunciar os abusos da época. Hoje, a premiação visa estimular a produção de reportagens focadas na luta pela cidadania e no combate às violações aos direitos humanos.
A reportagem Escravos da Esperança - A saga dos bolivianos em São Paulo está disponível na Rádio Agência, da Rádio Senado, no endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio.
27/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reportagem sobre ciganos dá Prêmio Vladimir Herzog à Rádio Senado
Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será entregue na 2a.
Lembo participa da cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo
Professores estaduais recebem bônus de presença e Menção Honrosa
Prêmio do Governo do Estado faz menção honrosa à Estação Ciência
Estação Ciência ganha Menção Honrosa no Prêmio Mário Covas