Presidência divulga nota de pesar pela morte do pesquisador Expedito José de Sá Parente



A presidenta Dilma Rousseff emitiu na terça-feira (13) nota de pesar pelo falecimento do professor e pesquisador cearense, Expedito José de Sá Parente, conhecido mundialmente por ter descoberto o biodiesel.

“Expedito José de Sá Parente, professor e pesquisador cearense, criou o biodiesel, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Sua descoberta, patenteada no Brasil, teve amplo reconhecimento mundial e importância decisiva para o futuro do país. A dedicação de Expedito ao biodiesel, produzido a partir de matéria-prima desenvolvida por milhares de agricultores familiares, contribuiu para reduzir a pobreza no campo. Além disso, o biodiesel não polui o meio ambiente, representando um enorme avanço em relação a outros combustíveis.”, diz a nota de pesar assinada pela presidenta.

O texto termina com a seguinte frase: “No momento da perda deste grande brasileiro, quero enviar meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, também lamentou a morte de Expedito Parente em nota: “Se o Brasil está hoje na ponta da pesquisa e do uso das fontes renováveis de energia, deve muito ao trabalho de Expedito Parente. Como 'pai do biodiesel' – foi o primeiro no mundo a registrar uma patente do produto –, o professor foi precursor, três décadas atrás, de uma tecnologia hoje importantíssima no cenário energético mundial. Contribuiu ainda, de maneira fundamental, para a estruturação do programa de biocombustíveis do governo Lula.”


Fonte:
Blog do Planalto 
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



14/09/2011 11:57


Artigos Relacionados


Saúde divulga nota de pesar pela morte do professor e pesquisador Paulo Elias

Presidente em exercício do PMDB divulga nota de pesar pela morte de José Alencar

Presidência da República e ANJ divulgam nota de pesar pela morte de cinegrafista

Esporte divulga nota de pesar pela morte de operário

Liderança do DEM divulga nota de pesar pela morte de Itamar

PT divulga nota de pesar pela morte de Lauro Campos