Presidência do Parlamento do Mercosul divulga nota sobre crise no Equador
O presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), senador Aloizio Mercadante, divulgou nesta sexta-feira (1°) nota manifestando sua preocupação com os recentes fatos ocorridos no Equador, quando um protesto por parte da polícia nacional levou a um confronto entre os policiais e o exército, que se manteve leal ao presidente Rafael Correa.
Veja a seguir a íntegra da nota:
"Nota da Presidência do Parlamento do Mercosul sobre os acontecimentos na República do Equador.
A Presidência do Parlamento do Mercosul vem a público manifestar sua grande preocupação com os recentes fatos acontecidos na República do Equador.
No entendimento desta Presidência, a torpe e anacrônica tentativa de desestabilizar o legítimo governo equatoriano constitui-se em afronta clara aos princípios democráticos que regem a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Lembramos, ademais, que a Republica do Equador é Estado Associado ao Mercosul, e aderiu ao seu Protocolo de Ushuaia em 2007, estando, portanto, sujeita às sanções previstas nessa cláusula democrática do bloco, caso haja quebra da sua ordem institucional.
A Presidência também manifesta sua indignação com as agressões sofridas pelo presidente constitucionalmente eleito do Equador, Sr. Rafael Correa. A agressão a um Chefe de Estado legítimo, cometida por forças de segurança, constitui-se em fato gravíssimo que atenta diretamente contra a ordem democrática e a dignidade das instituições republicanas.
Assinalamos que a democracia é uma conquista relativamente recente dos povos da América Latina, que precisa ser preservada e aprofundada por todas as forças políticas do continente, independentemente de sua orientação ideológica. Quaisquer desvios em relação e esse imprescindível compromisso democrático são absolutamente inaceitáveis e devem ser prontamente repudiados.
Por último, a Presidência do Parlamento do Mercosul expressa seu entendimento de que o grande povo equatoriano saberá repelir quaisquer tentativas de comprometer a sua duramente conquistada democracia e manifesta sua esperança em que o Equador encontrará rapidamente o caminho da paz e da concórdia.
Parlamentar Aloizio Mercadante
Presidente do Parlamento do Mercosul"
01/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Representação brasileira no Parlamento divulga nota sobre eleições em El Salvador
Parlamento pede solução negociada para crise entre Equador e Colômbia
PSDB DIVULGA NOTA SOBRE ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO
Presidência divulga nota sobre reportagem do jornal 'O Estado de S.Paulo'
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado divulga nota sobre encarte de 'O Estado de S. Paulo'
Presidência do Senado divulga nota sobre matéria veiculada no 'site' da 'Folha de S. Paulo'