Presidenta participa da Cúpula do Mercosul e presencia assinatura de acordo com a Palestina



A presidente Dilma Rousseff está em Montevidéu, no Uruguai, onde participará nesta tarde da 42ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. O bloco, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, vai assinar um acordo de livre comércio com a Palestina, por meio do ministro dos Negócios Estrangeiros da Palestina, Riadi Malki.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a Cúpula do Mercosul vai discutir o impacto da crise internacional nos países da região. Ele explicou que as turbulências no cenário econômico ainda não atingiram os países da América do Sul, exportadores de commodities. Os produtos mais afetados pela crise, afirmou Mantega, são os manufaturados. “Mas, se a crise continuar, entendemos que não há os mesmos instrumentos que havia em 2008 para serem postos em ação. Os países avançados teriam dificuldade em adotar programas de estímulo nas suas economias”, disse.

Mantega defende o fortalecimento das instituições multilaterais de crédito que podem apoiar os países que sofrerem com uma eventual escassez do crédito ou uma fuga de capitais. 

 

Fonte:
Blog do Planalto



20/12/2011 18:02


Artigos Relacionados


Mercosul e Palestina assinam acordo de livre comércio

Presidenta Dilma participa da assinatura de contrato de rodovias no DF, GO e MG

Acordo de livre comércio Mercosul-Palestina deve ser assinado em dezembro no Uruguai

Governo abre consulta pública sobre acordo de livre comércio entre Mercosul e Palestina

Presidenta defende acordo entre União Europeia e Mercosul

Aprovado acordo cultural com Autoridade Nacional Palestina