Aprovado acordo cultural com Autoridade Nacional Palestina



O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (13), o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 242/2011, que trata de Acordo de Cooperação Cultural entre o Brasil e a Organização para a Libertação da Palestina, em nome da Autoridade Nacional Palestina. O acordo foi assinado em Ramalah, em 17 de março de 2010. O projeto vai à promulgação.

A matéria foi relatada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), em substituição à relatora original, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

O acordo tem como objetivo promover valores culturais e estreitar os vínculos de amizade, entendimento e cooperação existentes entre o Brasil e a Autoridade Nacional Palestina. O acordo tem 12 artigos, que visam estimular, entre outras coisas, a cooperação entre as instituições culturais dos dois países; o intercâmbio de experiências, técnicos e especialistas, nos campos das artes visuais, música, teatro, dança, cinema, museus e arquivos; contatos diretos entre seus museus; e iniciativas voltadas para a promoção da produção literária.

O relator assinala que a Organização para a Libertação da Palestina "já é reconhecida pelo Direito Internacional como um Estado in nascendi, representativa que é, e assim se reconhece, do povo árabe-palestino", sendo o acordo, por isso, respaldado pela Constituição brasileira.



13/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado acordo de cooperação cultural entre Brasil e Autoridade Nacional Palestina

CRE examina indicações para embaixadas e acordo com Autoridade Palestina

Embaixada da Autoridade Nacional Palestina no Brasil agradece apoio de Dilma na ONU

Aprovado acordo cultural entre o Brasil e Bolívia

Mercosul e Palestina assinam acordo de livre comércio

Presidenta participa da Cúpula do Mercosul e presencia assinatura de acordo com a Palestina