Presidenta participa de almoço de fim de ano com militares
A presidenta Dilma Rousseff participou nesta quarta-feira (18) de almoço com militares no Clube Naval de Brasília (DF). A cerimônia marca confraternização de fim de ano entre o Poder Executivo e as Forças Armadas, após solenidade em que a presidenta apresentou militares recém-promovidos.
Em discurso, a presidenta anunciou oficialmente a compra de caças pelo programa FX-2 da Aeronáutica, que visa modernizar frota aérea brasileira através da transferência de tecnologia estrangeira.
Dilma também destacou o trabalho das Forças Armadas durante a realização de grandes eventos deste ano, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ), e da Força Aérea Brasileira na chegada de profissionais estrangeiros participantes do programa Mais Médicos. "A participação da Aeronáutica na chegada do Mais Médicos ficará registrada como uma das maiores ações aéreas de nosso País em todos os tempos", elogiou.
"Contaremos mais uma vez com grande profissionalismo de nossos marinheiros, soldados e aviadores durante Copa do Mundo", discursou mencionando a continuidade do trabalho de reforço militar na segurança pública no ano que vem.
Durante o evento, o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Marinha do Brasil, Julio Soares de Moura Neto, destacaram projetos e ações sociais das Forças Armadas.
Tecnologia e estratégia
Em discurso, Dilma reafirmou o compromisso de seu governo com investimentos na indústria de defesa. "Defesa e democracia formam um círculo virtuoso, defesa e desenvolvimento são objetivos complementares. Investimentos em indústria de defesa, alem da importância intrínseca para segurança, criam emprego e renda para população e avanços tecnológicos", argumentou, lembrando de iniciativas como o plano Inova Aerodefesa, lançado há poucas semanas e que irá financiar projetos no setor.
Além disso, a presidenta destacou o papel estratégico da indústria de defesa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com projetos como o de submarinos convencionais e nucleares, sistemas integrados de monitoramento de fronteiras e de avião cargueiro desenvolvido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer).
Por fim, a presidenta ainda lembrou o sucesso na defesa de interesses estratégicos do País, como o petróleo do recém-leiloado Campo de Libra do Pré-Sal, cujo regime de partilha irá garantir que o Brasil fique com até 85% das receitas do óleo, e da lei do Pré-Sal aprovada este ano.
Fonte:
18/12/2013 14:26
Artigos Relacionados
Alckmin participa do almoço de Natal no Bom Prato
Líder do PPS participa de reunião-almoço da Federasul
Brasil vai reduzir contingente de militares no Haiti, diz presidenta
Café com a Presidenta: Jogos Mundiais Militares preparam o país para Copa e Olimpíadas
Presidenta participa de reuniões na Angola
Presidenta participa do Exame Fórum 2011