Presidente da AEB participa de visita à agência espacial da Alemanha



O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, desembarca na próxima segunda-feira (28) em Munique, na Alemanha, para se juntar a comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA) chefiada pelo Brigadeiro Ailton Pohlmann. Até a próxima quinta-feira (31) a delegação visitará a Agência Espacial Alemã (DLR), onde serão debatidos todos os aspectos da cooperação entre DLR e o DCTA em relação ao programa de foguetes de sondagens como o VSB-30.  

O foguete é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Agência Espacial Alemã (DLR), que financiou parte do seu desenvolvimento. O foguete foi desenvolvido pelo IAE para atender ao Programa Brasileiro de Microgravidade, coordenado pela AEB, e ao Programa Europeu de Microgravidade da Agência Espacial Européia (ESA), para substituir os foguetes britânicos Skylark, cuja produção está descontinuada. 

O VSB-30 é um foguete de sondagem, de dois estágios, não-guiado, sendo estabilizado por empenas e lançado através de trilhos. No seu primeiro estágio, há um propulsor booster, chamado S31 e o segundo um propulsor S30, de emprego também nos VS-30, VS-30/ORION e Sonda III. Ambos propulsores são alimentados com propelente sólido composite a base de polibutadieno hidroxilado e possuem envelopes-motores feitos em aço SAE 4140. A massa da carga útil influencia no apogeu e no período de microgravidade, podendo o valor nominal de 400kg variar.

Em fevereiro de 2004, a empresa canadense Bristol Aerospace havia oferecido ao consórcio europeu um voo gratuito do veículo Black Brant, visando o fornecimento dos veículos seguintes, de modo a substituir o VSB-30 e o VS-30. Uma parte dos integrantes do consórcio passou a desejar essa solução, mas a DLR se manteve firme na defesa do VSB-30.

O sucesso do VSB-30 foi ratificado em 2009 quando recebeu certificação do Instituto de Fomento Industrial (IFI) se tornando o primeiro foguete certificado pelo país.

O VBS-30 é lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (MA) e do Centro de Lançamento de Kiruna no campo de Esrange, Suécia. Até o momento, já ocorreram dez lançamentos do foguete. Todos obtiveram sucesso em suas operações. O primeiro VSB-30 lançado foi no dia 23 de outubro de 2004 na base de Alcântara. Nos próximos dias estão previstos mais dois lançamentos do foguete no Centro de Lançamento de Kiruna.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



25/03/2011 19:31


Artigos Relacionados


Brasil desperdiça seu potencial espacial, diz presidente da Agência Espacial

Agência espacial participa de missão na França

Agência Espacial Brasileira participa de fórum Expo Xangai

Novo presidente da Agência Espacial Brasileira é nomeado

Na posse do presidente da Agência Espacial Brasileira, Raupp pede sinergia no setor

Foguete na Barreira do Inferno marca cooperação espacial entre Brasil e Alemanha