Presidente da Câmara canadense visita Senado
O vice-presidente do Senado, Edison Lobão (PFL-MA) conversou nesta quinta-feira (02) com o presidente da Câmara dos Deputados do Canadá, Peter Milliken. O parlamentar canadense esteve no Senado acompanhado da delegação daquele país que compareceu à cerimônia de posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia anterior.
Lobão e o deputado canadense trocaram informações sobre o funcionamento dos dois parlamentos e Peter Milliken quis saber detalhes sobre o papel do Senado em relação às decisões do Executivo. Ele também perguntou como será o relacionamento da Casa com o governo Lula e o senador Lobão explicou que, apesar de o partido do presidente, o Partido dos Trabalhadores (PT), não contar com maioria no Senado, não deverá encontrar dificuldades para governar por esse motivo.
- O Senado tem uma tradição de maior independência em relação ao governo e, em princípio, a maioria dos partidos políticos já afirmou sua intenção de não apresentar obstáculos ao novo governo. Esse é o sentimento geral. Tudo que o governo apresentar, interessando ao país e não tendo características anti-democráticas, será aprovado. Será estabelecida uma relação de confiança entre o Senado e o Executivo - afirmou Lobão.
O deputado canadense ainda manifestou interesse em que Brasil e Canadá incrementem as atividades da Federação Interparlamentar das Américas (FIPA) e também em intercambiar relações em outros setores, como o cultural e o esportivo. Segundo Peter Milliken, os entendimentos na área esportiva já estão bastante adiantados.
02/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da Câmara canadense visita Senado
Presidente da Câmara dos Estados Unidos visita o Senado
Tião Viana visita presidente da Câmara
Presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai visita Sarney
Tebet registra a visita de senador canadense ao Plenário
Sarney recebe visita do presidente da Câmara dos Deputados da Austrália