Presidente da Câmara destaca importância da aproximação entre Legislativo e imprensa



O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, ao abrir o quarto dia do 1º ciclo de palestras "Parlament passado, presente e futuro", falou sobre a importância da aproximação entre o Poder Legislativo e a imprensa e destacou o papel que foi desempenhado por essas duas instituições no combate ao regime militar. João Paulo considerou indispensáveis o direito à crítica e a liberdade de expressão.

- Qualquer matéria que possa cercear a liberdade de expressão não vencerá no Legislativo - acrescentou.

Sobre a criação, especificamente, do Conselho Federal de Jornalismo, João Paulo disse acreditar que "aquilo que pode significar qualquer risco à profissão não terá aprovação na Câmara".

 - Além disso, não sendo uma matéria urgente, ela será muito bem analisada para depois ir ao Plenário. Todas as dúvidas serão sanadas no decorrer de sua apreciação - acrescentou.

O presidente da Câmara disse também que o Congresso esforça-se por ser a Casa do diálogo e para ouvir a voz do povo em nome de uma sociedade melhor, mais digna e justa. João Paulo tratou ainda da reforma política, que está sendo discutida no Congresso, e defendeu o financiamento público para as campanhas eleitorais como forma de se estabelecer uma barreira à corrupção.

Já o diretor da Secretaria de Comunicação do Senado, Armando Rollemberg, elogiou a ampla estrutura de comunicação do Congresso, que, afirmou, coloca o Parlamento brasileiro à frente, inclusive, dos parlamentos de países tecnologicamente mais desenvolvidos.

 - Depois do computador e da Internet, o Parlamento brasileiro teve que se adequar à velocidade da informação - lembrou.

Rollemberg destacou a importância da Rádio, da Agência de Notícias, do Jornal e da TV Senado na conscientização da população e manifestou sua satisfação com a formação de uma parceria entre Senado e Câmara para a criação de um Canal Público Internacional Brasileiro de TV. Esse projeto visa atingir primeiramente os países do Mercosul, em seguida os demais da América do Sul e, posteriormente, países como a China e a Rússia.

- A implantação do sistema "Alô Senado - A voz do cidadão" também contribuirá para aumentarmos a capacidade de interação e sairmos da posição passiva para a pró-ativa, em que faremos pesquisas de opinião sobre as pautas do Senado - acrescentou o diretor.

Já o diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados, Mário Araújo, ressaltou a importância da informação e da comunicação na "Era do Conhecimento". Ele falou da necessidade de uma instituição transparente e mais permeável à participação da sociedade.

 - Para ser respeitada e querida, a Câmara precisa ser mais bem compreendida - concluiu.



16/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente Lula destaca a importância da afinidade entre os países integrantes do Mercosul

Setor siderúrgico destaca aproximação estratégica entre Brasil e EUA

Helena Chagas destaca importância de acesso à informação e liberdade de imprensa

Jayme Campos destaca importância do Poder Legislativo como 'porta-voz da sociedade'

Presidente destaca importância do depoimento

Marco Maciel destaca papel da imprensa como interlocutora entre sociedade e governantes