Jayme Campos destaca importância do Poder Legislativo como 'porta-voz da sociedade'



Ao discursar nesta quinta-feira (18), o senador Jayme Campos (DEM-MT) defendeu a importância do Poder Legislativo para a democracia brasileira, afirmando que o Legislativo está entre os "mais legítimos fundamentos institucionais da Nação". Para o senador, a própria importância do Parlamento torna necessária a correção dos "erros e mazelas" cometidos no âmbito parlamentar.

- Os culpados devem pagar suas contas e os malfeitores punidos exemplarmente. Este não é lugar para corruptos se locupletarem e nem tampouco sodalício de patifes - disse o senador, acrescentando que a maioria dos senadores e senadoras são "homens e mulheres sérios e honrados".

Além disso, continuou Jayme Campos, a maioria dos servidores que trabalham no Poder Legislativo são "competentes e experimentados" e, por isso, as falhas cometidas por parlamentares ou determinados funcionários não devem ser creditadas a todo o corpo funcional do Parlamento.

Na opinião do senador, grande parte da imprensa brasileira está ajudando em uma "campanha ardilosa e perversa, colocando todo mundo numa vala comum", o que seria injusto com a maioria dos parlamentares e servidores do Senado.

Jayme Campos O senador assinalou que o Poder Legislativo brasileiro está submetido ao "mais rigoroso dos controles externos", ou seja, as eleições.

- O controle social imposto sobre nós é o do voto, o mais precioso dos valores democráticos, que, de tempos em tempos, propõe mudanças profundas no pensamento desta Casa - disse.

Jayme Campos lembrou ainda do falecido senador Antonio Carlos Magalhães para defender o chamado orçamento impositivo que, na interpretação dele, além de ser uma "vontade popular", ajudaria a evitar que o Parlamento seja "um poder a reboque" do Executivo.

- O orçamento é uma peça política, reflexo da diversidade cultural e geográfica dos diversos membros que integram o Legislativo. Ele exprime as necessidades e carências de nossa comunidade. É um retrato fiel do Brasil, com suas potencialidades e deformações sociais. Soberana é a composição política e ideológica do Congresso Nacional que foi definida pelo eleitor brasileiro. E o orçamento é o espelho desta condição. O governo federal não pode cortar, contingenciar ou simplesmente mobilizar verbas ao seu bel prazer - afirmou.



18/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos diz que Senado demonstrou ser um poder independente

Oposição vê resultado como uma “afirmação” do Poder Legislativo

Jayme Campos ressalta importância do Fundo de Amparo a Mulheres Agredidas

Renan destaca redução de gastos do Poder Legislativo

Mão Santa destaca importância da alternância do poder na democracia

Agripino anuncia Jayme Campos como integrante da CPI do Cachoeira