Presidente da Câmara diz que acredita na aprovação da MP dos Portos pelos deputados



O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse acreditar na aprovação, nesta terça-feira (14), da Medida Provisória 595/2012, a MP dos Portos, que muda as regras relacionadas ao sistema portuário. Ele pretende colocar a matéria imediatamente em votação na sessão extraordinária marcada para 11h. Se o processo de votação no Congresso não for concluído até a próxima quinta (16), a MP perde a validade. O texto divide a própria base do governo, o que até agora tem impedido sua aprovação.

Alves concedeu entrevista ao chegar à Câmara. Segundo ele, houve avanço nas negociações desde a noite anterior, mas não há garantia de aprovação. O presidente da Câmara manifestou confiança no encaminhamento do texto ainda hoje para o Senado.

- Esta casa tem o dever de votar. É uma matéria que o país espera com muita expectativa porque diz respeito ao seu presente e ao seu futuro do ponto de vista econômico, social, de realização, de competição. É uma matéria que essa casa tem que resolver no voto livremente – disse Henrique Alves.

Sobre as obstrução de partidos da base de apoio do governo, inclusive de setores do PMDB, que impediu que houvesse quórum para a votação e a sessão nesta segunda (13), Alves afirmou que trata-se de um procedimento normal no processo legislativo.

- Não é que não esteja apoiando está apoiando [parte do PMDB], mas apoiando com mudanças, com alterações, o que é normal no processo legislativo, no processo democrático. E não é só o PMDB – ponderou o presidente.

Senado

Se aprovada na Câmara a proposta deverá tramitar em regime de urgência no Senado, conforme prometeu o presidente do Senado, Renan Calheiros, em entrevista na semana passada. Renan Calheiros disse na ocasião que fará todos os esforços para que a Senado vote a MP a tempo.



14/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Câmara dos Deputados retoma votação da MP dos Portos

ACM ACREDITA EM APROVAÇÃO DA CPMF TAMBÉM PELA CÂMARA

Indígenas pedem aprovação de projetos na Câmara dos Deputados

Raupp espera aprovação rápida da Lei de Biossegurança na Câmara dos Deputados

Papaléo pede à Câmara dos Deputados aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Eduardo Lopes comemora aprovação da PEC do Orçamento Impositivo pela Câmara dos Deputados