Presidente da CMA garante prioridade para atualização do Código de Defesa do Consumidor



Em entrevista à Agência Senado, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), garantiu que dará prioridade para análise no colegiado das propostas de reformulação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

VEJA MAIS

Nesta quarta-feira (14), essas propostas foram entregues ao presidente do Senado, José Sarney, pela comissão especial de juristas instituída para apresentar sugestões de atualização do código.

A matéria terá decisão terminativa na CMA, mas poderá ser distribuída antes a outras comissões. Rollemberg adiantou, contudo, que a comissão por ele presidida já se prepara para debater as propostas.

- A CMA, ao longo do ano passado, priorizou o Código Florestal. Neste momento, estamos trabalhando nos preparativos da Rio+20, mas asseguro que vamos também dar prioridade ao CDC. Vamos discutir as propostas mesmo antes de chegarem formalmente à CMA – informou o senador.

Segundo o parlamentar, a ideia é realizar audiências públicas para garantir que as mudanças na legislação ampliem os direitos do cidadão. Ele destacou como propostas mais importantes a serem incluídas no código aquelas que dizem respeito à regulamentação do comercio eletrônico e ao superendividamento do consumidor.

- Precisamos garantir apenas uma atualização do CDC. Não podemos permitir que haja qualquer retrocesso nos direitos do consumidor – disse o presidente da CMA.

Rodrigo Baptista



14/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe propostas de juristas para atualização do Código de Defesa do Consumidor

Comissão debate atualização do Código de Defesa do Consumidor

Senadores destacam atualização do Código de Defesa do Consumidor sem retrocesso

Adiada reunião da Comissão de Atualização do Código de Defesa do Consumidor

Principais pontos do anteprojeto de atualização do Código de Defesa do Consumidor

Atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser concluída em março