Presidente da CRA quer debater relação da expansão dos agrocombustíveis e redução da produção de alimentos



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) deverá apresentar na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), colegiado que preside, proposta para realização de um seminário externo, a ser coordenado pela CRA, para discutir a relação entre a expansão dos agrocombustíveis e a redução da produção de alimentos. O senador já está conversando com diversos representantes do setor e com autoridades governamentais ligadas à área sobre esse debate.

- Não podemos ficar de braços cruzados, assistindo ao mundo criticar e impor barreiras comerciais contra o nosso etanol. O Brasil precisa agir - advertiu o senador.

Neuto de Conto disse apoiar as recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que respondeu às críticas feitas pelo relator das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre o direito à alimentação, Jean Ziegler, a uma emissora de rádio da Alemanha. O relator teria dito que a utilização de terras agricultáveis para a produção de biocombustíveis é "crime contra a humanidade" por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos.

Para Neuto de Conto, o Brasil não pode perder oportunidades neste momento em que a agricultura mundial passa por transformações profundas.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Relações Exteriores quer debater relação entre Brasil e Estados Unidos

Senegal quer parceria com o Brasil na produção de alimentos

Presidente da CRE quer debater com militares mudanças nas Forças Armadas

Azeredo comemora expansão da capacidade de produção da Usiminas

SUASSUNA REGISTRA EXPANSÃO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA PARAÍBA

Stephanes e Minc debatem com senadores a expansão da produção de biocombustíveis