Presidente de Zâmbia visita o Senado
O presidente do Senado, José Sarney, receberá, nesta quinta-feira (18), a visita do presidente da República de Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda. Ele será recepcionado no Salão Nobre, às 15h30.
Brasil e Zâmbia mantêm relações diplomáticas desde 1970, ano em que foi criada a Embaixada do Brasil na capital zambiana, Lusaca, fechada em 1996 e reaberta em 2007. Um ano antes, houve a abertura, no Brasil, da primeira embaixada zambiana na América Latina. Em agosto de 2008, os dois países celebraram a 1ª Reunião da Comissão Mista Bilateral. Em outubro do mesmo ano, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim fez visita oficial a Lusaca.
Em 2010, entrou em vigor o Acordo de Cooperação Técnica, que deverá conferir novo impulso à cooperação, sobretudo nos campos de saúde, segurança alimentar, educação, biocombustíveis e esporte.
O comércio bilateral tem evoluído de forma consistente, passou de um total de US$ 1,4 milhão em 2002 para US$ 7,3 milhões em 2009.
Banda também será recebido no Palácio do Planalto, às 11h30; participará de almoço no Itamaraty, às 13h15; e depois da visita ao Senado e à Câmara, seguirá para o Supremo Tribunal Federal (STF), às 16h15.
17/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney discute agricultura e acordos bilaterais com presidente de Zâmbia
Presidente da Argentina visita Senado
Presidente da Argentina visita o Senado
Presidente do Chile visita o Senado
Presidente do IPCC visita o Senado
Presidente de Moçambique visita o Senado