Sarney discute agricultura e acordos bilaterais com presidente de Zâmbia



Agricultura, pecuária e investimento em educação foram alguns dos assuntos mencionados na conversa entre os presidentes do Senado, José Sarney, e de Zâmbia, Rupiah Banda, que visitou o Congresso nesta quinta-feira (18). Sarney prometeu ao presidente Banda celeridade para a aprovação de propostas e acordos bilaterais em tramitação no Senado, como as ligadas à cooperação agrícola e à área da produção do etanol entre os dois países.

Durante a conversa, o presidente Banda demonstrou especial interesse pela produção de etanol e pelos avanços brasileiros no desenvolvimento e no aumento da produtividade da pecuária. A tecnologia e as pesquisas desenvolvidas na área agrícola no Brasil são importantes para a Zâmbia, cuja agricultura ainda é de subsistência.

A mineração também foi discutida na conversa, já que mais de 80% da pauta de exportações zambianas é de minérios, especificamente cobre e cobalto. Recentemente a mineradora brasileira Vale, em associação com uma empresa sul-africana, passou a trabalhar em um projeto naquele país, o primeiro grande investimento do Brasil em Zâmbia.

Elogios à educação brasileira e aos esforços para oferecer ensino de qualidade, bem como à garantia de nutrição dos alunos, também foram feitos pela ministra da Educação, Dora Siliya, durante o encontro. O presidente Sarney lembrou iniciativas de êxito no país, como os programas de merenda escolar e o próprio Programa Bolsa Família, que estimulam a permanência dos alunos na escola.

O encontro ocorreu no último dia da visita da delegação de Zâmbia ao Brasil, que participou no último dia 17 do Fórum Empresarial Zâmbia-Brasil, em São Paulo. Além da ministra da Educação, integravam a comitiva presidencial os ministros dos Negócios Estrangeiros, Kabinga Pande; da Pecuária e Pesca, Bradford Machila; e de Minas e Desenvolvimento Mineral, Maxwell Mwale; além do vice-ministro do Comércio e Indústria, Lwipa Puma. 

Encontro com Lula 

Brasil e Zâmbia já possuem ações de cooperação técnica encaminhadas, assinadas em 2006 e em 2010, na última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país. O Memorando de Entendimento no Campo da Segurança Alimentar e Nutricional e Assistência Humanitária, que criou o programa "Fome Zero Zâmbia", e o Ajuste Complementar para a Implementação do Projeto Produção em Biocombustíveis foram analisados pelos presidentes Lula e Banda, em encontro ocorrido pela manhã, no Palácio do Itamaraty.

No encontro, também foi assinado Memorando de Entendimento sobre a criação do Mecanismo de Consultas Políticas, para possibilitar um canal permanente de diálogo bilateral. Nesse sentido, os chefes de Estado citaram o desejo de ver realizada, ainda no primeiro semestre de 2011, a 2ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Zâmbia.



18/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova acordos do Brasil com Quênia, Gabão, Eslovênia e Zâmbia

LAMPREIA FALA SOBRE ALCA E ACORDOS BILATERAIS

MIRANDA QUER CONCORRÊNCIA NAS COMPRAS VINCULADAS A ACORDOS BILATERAIS

SP recebe comitiva de Portugal para tratar de investimentos e acordos bilaterais

Brasil e Bolívia devem assinar diversos acordos bilaterais ainda este ano

Vanessa Grazziotin pede acordos bilaterais para resolver a questão dos haitianos