Presidente do BNDES explica investimentos no exterior



Começou  a audiência pública com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, sobre os financiamentos do órgão a projetos de infraestrutura no exterior, nos setores rodoviário, aeroportuário, hidroviário e de logística.

A audiência pública interativa está sendo realizada em conjunto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O debate foi requerido pelo senador José Pimentel (PT-CE) e pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

As críticas aos investimentos no exterior cresceram com a ida da presidente Dilma Rousseff a Cuba, no fim de janeiro, para a inauguração do Porto de Mariel, que teria recebido cerca de US$ 800 milhões do BNDES.

Para o senador José Agripino (DEM-RN), o BNDES tem muitas explicações a dar, visto que os recursos recebidos do Tesouro são emprestados pelo banco a juros baixos. Além disso, observa, os investimentos nem sempre são exitosos e não são "modelos acabados de correção".

Ex-ministra da Casa Civil, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) prefere destacar a interação entre o BNDES e o Congresso. Ela ressalta que o banco, além de financiar projetos de infraestrutura, é um importante instrumento de desenvolvimento nacional.



25/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANDREA CALABI EXPLICA À CAE RITÉRIOS DO BNDES PARA INVESTIMENTOS

Ana Amélia quer explicações sobre investimentos do BNDES no exterior

BNDES EXPLICA AO PRESIDENTE DO SENADO OPERAÇÃO DE RESGATE DE TÍTULOS

Coutinho minimiza investimentos do BNDES no exterior e enfatiza benefícios para exportadores

Presidente do BNDES explica na terça empréstimos a empresas de Eike Batista

Presidente do BNDES é convocado a explicar investimentos em obras do PAC