Presidente do CNE leva a Renan crítica à revalidação automática de diplomas



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta terça-feira (21) a visita do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima. Ele conversou com Renan sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 399/2011, que regulamenta o reconhecimento de diplomas obtidos no exterior. O projeto, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), tramita na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), sob relatoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Pelo projeto, a revalidação do diploma será automática para instituições de "reconhecida excelência acadêmica". O presidente do CNE, porém, disse que o conselho é contrário ao reconhecimento automático. José Fernandes defendeu a participação de universidades brasileiras, com consulta a bancos de dados e recursos de jurisprudência. Ele defendeu a agilidade e a desburocratização do reconhecimento, mas sem transformar o processo em uma rotina automática.

Segundo José Fernandes, a medida de reconhecimento de diplomas pode colaborar para a reciprocidade entre os países, mas deve buscar garantir a qualidade da educação brasileira. De acordo com o presidente do CNE, Renan prometeu tratar do assunto com o autor e com o relator do projeto.

- Entendemos que, assim, estaremos dando uma contribuição. Vamos encaminhar um relatório sobre o assunto para que os senadores tomem conhecimento antes da votação – afirmou José Fernandes.

CNE

Criado em 1995, o CNE é uma entidade ligada ao Ministério da Educação. O CNE atua buscando mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.



21/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Revalidação automática de diplomas obtidos no exterior preocupa instituições acadêmicas

Debatedores pedem revalidação mais rápida, mas não automática, de diplomas emitidos no exterior

Médicos fazem mobilização no Senado e criticam revalidação automática de diplomas estrangeiros

Davim critica proposta de revalidação facilitada de diplomas estrangeiros

Revalidação de diplomas é tema de audiência

MEC vai agilizar processo de revalidação de diplomas estrangeiros