Davim critica proposta de revalidação facilitada de diplomas estrangeiros
O senador Paulo Davim (PV-RN) criticou nesta terça-feira (2), a proposta de revalidação automática ou facilitada de diplomas de médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior, em discussão no governo federal. A revalidação é uma das questões discutidas por médicos que participaram de mobilização no Senado pela manhã.
Paulo Davim disse que a justificativa de falta de médicos no Brasil não é válida. Ele informou que há, no país, 1,9 médico para cada mil habitantes, número maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de um médico para cada mil habitantes. O que falta, na opinião do senador, é uma política de descentralização do profissional, que interiorize a medicina.
- O que falta no Brasil é uma política de interiorização do profissional médico, até porque 70% dos médicos do Brasil moram e trabalham nas Regiões Sul e Sudeste - assinalou.
Para o senador, a falta de médicos no interior não justifica colocar a sociedade em risco com profissionais que podem não ser bem formados. Ele ressaltou que todos merecem acesso à saúde digna, intependentemente do local onde moram.
- Lá na minha região dizem que se um indivíduo está com uma doença, ele tem um problema. Mas se ele está com uma doença e tem um médico mal formado, ele tem dois problemas. E não queremos isso. Nós queremos soluções para os brasileiros que moram e vivem na periferia do Brasil - afirmou.
Um dos caminhos para essa solução, na opinião do senador, seria a criação da carreira de Estado para a saúde pública, o que já existe em outras áreas, como a magistratura e a Receita. A carreira federal traria a garantia do pagamento do salário, segurança que muitos médicos não têm nos municípios.
02/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim alerta sobre riscos da revalidação de diplomas estrangeiros de medicina
MEC vai agilizar processo de revalidação de diplomas estrangeiros
Médicos fazem mobilização no Senado e criticam revalidação automática de diplomas estrangeiros
Paulo Davim admite vinda de médicos estrangeiros, mas com exame de revalidação
Presidente do CNE leva a Renan crítica à revalidação automática de diplomas
Paulo Davim critica criação de curso para validar diplomas de médicos formados em Cuba