Presidente do Conselho Representativo do Povo da Indonésia visita o Senado



O 1º vice-presidente do Senado, Tião Viana, recebeu na manhã desta terça-feira (16), no gabinete da Presidência da Casa, o presidente do Conselho Representativo do Povo da Indonésia, Agung Laksono. O parlamentar indonésio veio ao Congresso em visita de cortesia e foi recebido também pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.

Tião Viana disse que o Brasil tem fortalecido as diretrizes da política multilateral ao se aproximar de países que não integram a América do Norte ou a Europa. Nesse sentido, observou, o país tem interesse na aproximação econômica, política e cultural com a Indonésia.

O senador ressaltou que a visita de Agung Laksono fortalece as relações entre os dois países. A partir de agora, afirmou Tião Viana, será realizada uma aproximação dos Parlamentos e o acompanhamento das ações entre os Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e da Indonésia.

Tião Viana observou que a Indonésia, de maioria islâmica, é regida por uma Constituição desde 1945 e vive uma democracia consolidada. Disse ainda que o país possui grande potencial econômico proveniente do cultivo do café.

O 1º vice-presidente acrescentou que agora, após a visita, o passo seguinte éincrementar o intercâmbio comercial e político tanto por via diplomática quanto parlamentar.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, o volume de comércio entre Brasil e Indonésia passou de US$ 574 milhões em 2002 para U$ 1,59 bilhão em 2007. No primeiro semestre deste ano, os principais itens da pauta de exportações brasileiras para o país do Sudeste Asiático foram minério de ferro, ferro fundido, couro e peles, além de resíduos sólidos resultantes da extração do óleo de soja. Na pauta de importações, destacam-se borracha, cacau, fibras artificiais e caixas de marchas para veículos.



16/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente de conselho da Indonésia visita o Senado

Garibaldi e senadores recebem visita oficial do presidente e de autoridades da Indonésia

Azeredo: emergentes tornam Conselho de Segurança mais representativo

Missão empresarial brasileira visita emergentes Malásia e Indonésia

Plenário aprova indicação do presidente Lula para Embaixada na Indonésia

Em visita ao Senado, Ahmadinejad apoia Brasil no Conselho de Segurança da ONU