Garibaldi e senadores recebem visita oficial do presidente e de autoridades da Indonésia



Na tarde desta terça-feira (18), o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, recebeu visita oficial do presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, e delegação com cerca de 30 pessoas, entre ministros, parlamentares e militares, inclusive o presidente do Conselho dos Representantes Regionais da Indonésia - cargo que pode ser comparado ao de presidente do Senado.

Também participaram da recepção os senadores Gerson Camata (PMDB-ES), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Eduardo Suplicy (PT-SP), Jefferson Praia (PDT-AM), Marconi Perillo (PSDB-GO) e João Tenório (PSDB-AL), que também puderam dar as boas-vindas ao presidente da Indonésia. Garibaldi e os senadores presentes foram convidados por Yudhoyono a visitarem a Indonésia, em especial as célebres cidades de Jacarta e Bali.

Garibaldi informou ao presidente da Indonésia que o Brasil está comemorando os 20 anos da Assembléia Nacional Constituinte, que culminou na aprovação da atual Constituição federal. O presidente do Senado explicou ainda a estrutura representativa do Congresso Nacional e disse que as importações e exportações entre ambas as nações podem crescer bastante nos próximos anos.

Os senadores presentes falaram ao governante indonésio sobre a produção de café nos dois países, meio ambiente, fontes alternativas de energia, (como os biocombustíveis) e sobre a relação daquele país com o Timor Leste.

Yudhoyono afirmou que o objetivo principal da visita da delegação indonésia ao Brasil é a intensificação das relações comerciais e de amizade entre ambos os países. O presidente da Indonésia informou ter assinado parcerias estratégicas com o governo brasileiro nos setores de comércio, energia e agricultura, o que, em sua opinião, marca uma nova fase nas relações bilaterais entre Brasil e Indonésia. Ele também concordou com Garibaldi que o comércio entre os países ainda tem muito a crescer e informou que a Indonésia possui programas de ajuda financeira à população mais pobre do país.

Depois do encontro com Garibaldi no Salão Nobre do Senado, a delegação da Indonésia conheceu o Plenário do Senado e, em seguida, os indonésios foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente de conselho da Indonésia visita o Senado

Presidente do Maláui e comitiva são recebidos por Sarney e senadores em visita oficial ao Congresso Nacional

Presidente do Conselho Representativo do Povo da Indonésia visita o Senado

Garibaldi relata visita oficial ao Parlamento da Inglaterra

Senadores da CRE farão visita oficial ao novo chanceler

Senadores realizam primeira visita oficial ao Suriname