Presidente do IBGE diz que censo agropecuário será ágil e preciso



 O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, garantiu nesta terça-feira (17), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que a precisão e a agilidade - frutos da substituição do antigo questionário de papel por computadores portáteis - serão as principais características do Censo Agropecuário e da Contagem da População de 2007. Ao mesmo tempo, anunciou Eduardo Pereira, o IBGEfará o que chamou de trabalho preparatório de cadastros e endereços para fins estatísticos.

A operação, iniciada pelo IBGE nesta segunda-feira (16), abrangerá 5.435 municípios com até 170 mil habitantes, somados aos 21 municípios situados em estados onde apenas um ou dois municípios excedem esse teto de população. Eduardo Nunes informou que ospesquisadores visitarão 5,7 milhões de estabelecimentos agrícolas para realizar uma espécie de "raio X" da agricultura brasileira, no sentido de avaliar a estrutura produtiva, empregos oferecidos e utilização de técnicas utilizadas na produção. A previsão é que em outubro sejam divulgados os primeiros resultados do Censo Agropecuário.

A Contagem da População 2007, esclareceu Eduardo Pereira, vai determinar o sexo e a idade dos habitantes, para futura distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

17/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do IBGE é convocado para explicar Censo Agropecuário

CNA considera oportuno Censo Agropecuário do IBGE

Senadores chamam IBGE para falar sobre o Censo Agropecuário

Audiência pública com presidente do IBGE vai discutir o Censo 2010

Presidente do IBGE apresenta regras para censo demográfico de 2010

Presidente do IBGE fala no Brasil em Pauta sobre primeiros resultados do Censo 2010