CNA considera oportuno Censo Agropecuário do IBGE



Em audiência púbica na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luciano Carvalho, afirmou que o Censo Agropecuário, iniciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na segunda-feira (16), é uma demanda institucional do setor.

Luciano Carvalho disse que a pesquisa do IBGE será um instrumento para mostrar a defasagem das políticas públicas para o setor agropecuário e orientar a elaboração de novas políticas agropecuárias. Carvalho, que é assessor técnico da CNA, disse que a nova tecnologia utilizada pelo IBGE permitirá que os dados estejam disponíveis online para todos os interessados.

Segundo o IBGE, pela primeira vez no país essa operação censitária será totalmente informatizada. As respostas às entrevistas serão registradas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados, por aproximadamente 70 mil recenseadores.

O representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), José Roberto Vieira Dias, também falou sobre a oportunidade da realização do censo e elogiou o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) por promover o debate a respeito do tema.

Vieira Dias disse que Joaquim Roriz, como governador de Brasília, ajudou os agricultores do Distrito Federal a melhorar a infra-estrutura da região.

- Nesse período, o Distrito Federal conseguiu expressivos resultados na normatização da produção e ao adicionar valor aos produtos nessa terra de notória dificuldade para a agropecuária - declarou Vieira Dias.

Vieira Dias disse também que, além das dificuldades relativas ao solo e à água, os agricultores do Distrito Federal enfrentam uma carga tributária de 40% e ainda os conflitos agrários. Ele criticou o que chamou de exploração predatória, incontrolada, do setor financeiro que, na sua avaliação, tornou-se um ente monstruoso com todos os direitos e sem nenhum dever.

17/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do IBGE é convocado para explicar Censo Agropecuário

Presidente do IBGE diz que censo agropecuário será ágil e preciso

Kátia Abreu considera que Censo Agropecuário pode ser prejudicado

Senadores chamam IBGE para falar sobre o Censo Agropecuário

Audiências debaterão censo agropecuário e etanol

Aprovada prioridade para Censo Agropecuário Brasileiro