Presidente do Senado lamenta fechamento da Fundação José Sarney



"Lamento pelo Maranhão, que perde um centro de documentação e pesquisa que é uma referência nacional". Assim, o presidente do Senado, José Sarney, confirmou, em nota à imprensa, a notícia de que será extinta a Fundação José Sarney, situada no Convento das Mercês, em São Luís (MA). Foi com "profundo sofrimento" que Sarney disse reconhecer que a instituição não dispõe mais de meios para funcionar.

De acordo com o site da fundação na internet, a instituição abriga documentos classificados a partir de 1985, quando da posse de José Sarney na presidência da República. O objetivo desse acervo é promover a guarda, preservação, organização, pesquisa e divulgação de acervos documentais.

O mesmo site informa que o conjunto arquitetônico que abriga a Fundação José Sarney é uma construção do século XVII que sediou a Ordem religiosa dos Mercedários. A instituição abriga acervos museológico, bibliográfico, textual e audiovisual sobre a transição democrática.

Segue a nota emitida pela presidência do Senado.

Nota à imprensa

A respeito de conversa que mantive com a jornalista Mônica Bergamo, tema de nota de sua coluna de hoje, sobre a extinção da Fundação José Sarney, maior espaço cultural do Maranhão e um dos maiores do Norte e Nordeste, explicito, com profundo sofrimento, que essa é a minha opinião, em face da impossibilidade de seu funcionamento, por falta de meios, segundo fui informado pelos administradores da instituição. Os doadores que a sustentam suspenderam suas contribuições, pela exposição com que a instituição passou a ser tratada por alguns órgãos da mídia.

Diante dessa situação de força maior, repito, com grande amargura, que o seu fechamento é o caminho a seguir, embora tal providência dependa de decisão do Conselho Curador da Fundação, obedecendo os trâmites previstos no Código do Processo Civil.

Lamento pelo Maranhão, que perde um centro de documentação e pesquisa que é uma referência nacional.



27/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Senado homenageia os jornalistas Villas-Bôas Corrêa e Hélio Fernandes e lamenta fechamento da 'Tribuna da Imprensa'

José Maranhão lamenta fechamento do Parlatino

Sarney lamenta o fechamento da 'Tribuna da Imprensa'

Presidente do Senado reitera que nunca teve funções administrativas na Fundação Sarney

Sérgio Guerra registra fechamento de hotel do vice-presidente José Alencar

Mozarildo elogia artigos do diretor-geral do Senado sobre o presidente José Sarney