Presidente do Senado homenageia os jornalistas Villas-Bôas Corrêa e Hélio Fernandes e lamenta fechamento da 'Tribuna da Imprensa'



Durante as votações em Plenário nesta terça-feira (9), o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, presidindo os trabalhos, prestou homenagem aos jornalistas Villas-Bôas Corrêa e Hélio Fernandes. Garibaldi também lamentou a interrupção das atividades do jornal Tribuna da Imprensa, fundado pelo jornalista Carlos Lacerda em dezembro de 1949 no Rio de Janeiro. Em 2 de dezembro último, o jornal anunciou a interrupção de sua versão impressa, devido a problemas econômicos.

- O jornal Tribuna da Imprensa deixou de circular, lamentavelmente, há alguns dias. Espero que a suspensão da circulação do jornal seja por pouco tempo. Só que tem a perder é o Brasil, somos nós, que queremos que o trabalho da imprensa não sofra constrangimento - disse o presidente.

De acordo com Garibaldi, o diretor da Tribuna da Imprensa, jornalista Hélio Fernandes, denunciou o "cerceamento das atividades do jornal" e o "sufoco financeiro" do periódico.

- Hélio deu à Tribuna o vigor e o entusiasmo de toda sua vida. Eu lamento profundamente que isso esteja acontecendo com a Tribuna da Imprensa - disse Garibaldi.

O presidente do Senado também destacou a trajetória profissional do jornalista Villas-Bôas Corrêa, do Jornal do Brasil, homenageado nesta terça-feira (9) pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por seus 60 anos de carreira. Para Garibaldi, Villas-Bôas é outro jornalista que merece homenagem da sociedade brasileira.

- Pela sua coragem, pelo seu desassombro, pela maneira como escreve, muitas vezes de uma forma contundente, sobre as instituições brasileiras, ele é, sobretudo, autêntico, um jornalista do qual devemos nos orgulhar. Está sempre a denunciar as mazelas e os equívocos cometidos pelos governos - afirmou Garibaldi.

Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Alvaro Dias (PSDB-PR), Mão Santa (PMDB-PI) e Francisco Dornelles (PP-RJ) associaram-se às palavras do presidente do Senado e também elogiaram a trajetória de ambos os jornalistas.



09/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel homenageia Villas-Boas Corrêa e lamenta morte da fundadora dos Focolares

Sarney lamenta o fechamento da 'Tribuna da Imprensa'

CABRAL PRESTA HOMENAGEM A VILLAS-BOAS CORRÊA

Francelino saúda Villas-Boas Corrêa pelo recebimento da Medalha Tiradentes

Marco Maciel inicia sessão com homenagem a jornalista Villas-Boas Correa

Paulo Duque elogia Hélio Fernandes, diretor do jornal 'Tribuna do Brasil'