Presidente Lula veta projeto que incluía cinco vacinas no calendário nacional



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente projeto de lei da Câmara (PLC 5/09) que incluía cinco vacinas no Calendário Básico de Vacinação da Criança. A mensagem comunicando o veto foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10). O projeto foi aprovado no Plenário do Senado no dia 17 de novembro.

VEJA MAIS

O PLC 5/09, de autoria do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), determinava a inclusão no Calendário Básico de Vacinação das seguintes vacinas: hepatite A, varicela (catapora), pneumococo, meningocócica conjugada C e pneumocócica conjugada sete valente.

Em seu relatório à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), favorável à aprovação da matéria, o senador Mão Santa (PSC-PI) classificou a medida como "urgente para reduzir a mortalidade infantil, sobretudo entre as crianças das famílias de baixa renda".

Na mensagem de veto ao Senado, o presidente Lula argumenta que três das cinco vacinas citadas no PLC 5/09 já constam do calendário de vacinação. Uma das vacinas, a pneumocócica conjugada sete valente, até já teria sido substituída por versão mais abrangente, a pneumocócica conjugada dez valente.

Além disso, segundo a mensagem, o projeto não considerou critérios epidemiológicos e imunológicos, o que poderia resultar num comprometimento do alcance de coberturas vacinais.



10/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente veta projeto que inseria novos tipos de vacina no calendário nacional

Projeto exige que embalagens de leite mostrem calendário de vacinas infantis

Lula veta projeto que institui cadastro positivo e edita MP sobre o mesmo assunto

Confira o calendário de vacinas no Estado de São Paulo

Conheça o calendário de vacinas no Estado de São Paulo

Confira o calendário de vacinas no Estado de São Paulo