Presidentes da OAB e da CNBB participam de debate sobre criminalização da homofobia



Com o objetivo de retomar os debates sobre o projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/2006), os senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizam na terça-feira (29), às 14h, mais uma audiência pública sobre a ampliação da abrangência da Lei 7.716/1989, que hoje trata da discriminação decorrente de raça, religião e origem.

O PLC 122/2006 tem por objetivo acrescentar à legislação outras motivações de discriminação, como gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. O projeto esteve na pauta da CDH em maio deste ano, mas, diante da falta de entendimento para votação, foi retirado para que se tentasse chegar a um texto de consenso.

Foram convidados para a discussão os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante; da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Raymundo Damasceno Assis; e da Frente Nacional Cristã de Ação Social e Política (Fenasp), Wilton Costa.

Autor do requerimento que pediu a realização da audiência pública, o senador Magno Malta (PR-ES) já fez duras críticas ao projeto que criminaliza a homofobia, que em sua forma original começou a tramitar no Congresso há mais de dez anos.

A matéria foi desarquivada no início deste ano, a pedido da senadora Marta Suplicy (PT-SP), favorável à proposta.



25/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Debate com a sociedade sobre criminalização da homofobia vai depender de acordo na CDH

Debate em clima tenso não impede busca de acordo por criminalização da homofobia

Presidentes do Senado e da Câmara participam de debate sobre liberdade de expressão

Senado promove seminário sobre criminalização da homofobia

Novo projeto sobre criminalização da homofobia deve ser apresentado em agosto

CDH tem na pauta de quinta-feira criminalização da homofobia