Previdência Complementar publica regimento interno do conselho nacional
O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) publicou seu regimento interno no Diário Oficial da União desta terça-feira (15). Através do regimento, ficaram delimitadas as competências, atribuições e diretrizes para o processamento de propostas pelo colegiado, além da organização e composição do conselho. O CNPC é responsável pela regulação das atividades das entidades fechadas de previdência complementar no País.
Presidido pelo ministro da Previdência Social, o CNPC é integrado por cinco representantes do poder público e três indicados pelo segmento dos fundos de pensão, sendo um das entidades fechadas de previdência complementar; outro dos patrocinadores ou instituidores e um dos participantes e assistidos.
Como representantes do governo federal, integram o CNPC: a SPPC/MPS, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); um membro da Casa Civil, um do Ministério da Fazenda e outro do Ministério do Planejamento. As reuniões ordinárias do colegiado acontecem trimestralmente na sede do Ministério da Previdência Social.
Criado pela Lei nº 12.154/2009, o CNPC é responsável pela regulação do sistema de previdência complementar brasileiro, composto hoje por 369 entidades fechadas e por 2,74 milhões de participantes e assistidos. Atualmente, o patrimônio dos fundos de pensão do País chegam a R$ 512,8 bilhões, o que representa mais de 17% do PIB brasileiro.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
16/03/2011 17:57
Artigos Relacionados
Instalado o Conselho Nacional de Previdência Complementar
Conselho Nacional de Previdência Complementar institui comissões temáticas
Previdência complementar esclarece alterações de resolução do conselho nacional
Conselho de Comunicação Social aprova alterações em seu regimento interno
Lúcia Vânia elogia aprovação de Regimento Interno do Conselho de Ética
CCJ deve votar criação de regimento interno para o Conselho de Ética