Previdência diz que indústria registrou 48% dos acidentes de trabalho em 2009



Dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social indicam que 723,5 mil pessoas sofreram algum acidente de trabalho em 2009. Dentre elas, pelo menos 43% ficaram mais de 15 dias afastadas do serviço. Em 2008, foram registrados 755.980 acidentes e, em 2007, 659.523. No Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho, lembrado nesta quarta-feira (27), os números chamam atenção para o problema.

O levantamento mostra que 48% dos acidentes de 2009 ocorreram no setor da indústria. A construção civil também aparece entre as atividades que lideram o ranking, juntamente com o transporte.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e da Madeira na Bahia (Sintracom-BA), Florisvaldo Bispo dos Santos, acidentes poderiam ser evitados nos canteiros de obras se houvesse treinamento adequado para os operários inexperientes. "Na maioria das vezes, [os empresários] trazem o trabalhador do interior com pouca instrução para uma grande obra e esquecem de qualificá-lo", disse.

Já o presidente da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Antônio Carlos Gomes, acredita que os empresários estão cada vez mais pressionados a adotar medidas de prevenção, principalmente depois que o governo decidiu cobrar mais pelo seguro acidente de trabalho para as empresas que registram grande número de ocorrências.

“A diretriz de premiar aqueles que não têm acidentes é perfeita e as empresas se sentem pressionadas”, disse Gomes. Ele acrescentou que as empresas são obrigadas a ofertar treinamento aos seus funcionários assim que são contratados, porém reconhece que nem todos cumprem as normas.

De janeiro a junho deste ano, o Ministério do Trabalho aplicou 34.658 autuações a empresas de diversos setores econômicos que descumpriram normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.


Fonte:
Agência Brasil



27/07/2011 15:42


Artigos Relacionados


Número de acidentes de trabalho cai 15% entre 2008 e 2009

Previdência registra redução de acidentes de trabalho em 2010

Previdência lança publicação com ações de prevenção de acidentes e doenças do trabalho

Acidentes de trabalho diminuem em 2010, segundo anuário da Previdência Social

Projeto que destina recursos da Previdência para prevenção de acidentes de trabalho vai a turno suplementar

Pesquisa do IBGE registrou 58,6 milhões de domicílios no Brasil em 2009