Previdência inspira sistema de monitoramento do governo, diz ministro interino



A presidenta Dilma Rousseff determinou à Casa Civil que adote no governo federal o mesmo modelo de monitoramento gerencial utilizado pela Previdência Social. A informação foi dada pelo ministro interino da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, ao presidir nesta terça-feira (24), em Brasília, solenidade comemorativa aos 89 anos da previdência pública brasileira.

Segundo Gabas, ao adotar o modelo de monitoramento da Previdência Social como padrão para o governo federal, a presidenta confere maior responsabilidade à instituição, “mas isso nos dá bastante alegria, porque nos mostra que estamos no caminho certo”.

A sala de monitoramento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acompanha, em tempo real, o funcionamento de todas as Agências da Previdência Social (APS). É possível saber, por exemplo, a cada instante, a quantidade de pessoas que esperam para ser atendidas, o tempo médio de espera, a duração do atendimento no guichê, o número de servidores em serviço e os gastos da unidade.

Governo federal

Cada ministério terá até junho para apresentar um modelo de monitoramento eletrônico, em tempo real, no qual todos os gastos e transações de cada pasta possam ser vistos e cobrados na hora pelo governo. A ideia é aumentar a transparência e evitar fraudes em convênios. A informação foi divulgada pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira.

Previdência Social

Segundo o Ministério da Previdência Social, são 89 anos desde a vigência da Lei Eloy Chaves, que consolidou a base do sistema previdenciário.

A criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Ferroviários, em 1923, pelo Decreto Legislativo 4.682, originado de projeto de lei apresentado pelo deputado federal Eloy de Miranda Chaves é considerado o marco do surgimento da cobertura previdenciária no Brasil. Atualmente, Eloy Chaves é considerado o patrono da Previdência Social no Brasil.

O País também celebra nesta terça-feira o Dia Nacional do Aposentado.

Saiba mais no site do Ministério da Previdência Social.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social

 



24/01/2012 19:24


Artigos Relacionados


Ministro quer desburocratizar sistema da Previdência

Sarney: votação da Previdência "inspira confiança no país"

TURISMO NÃO PRECISA DE CASSINOS,DIZ MINISTRO INTERINO DA INDÚSTRIA

Ministro interino destaca papel da CGU no direito ao acesso à informação

Paulo Sérgio Passos é o novo ministro interino dos Transportes

Ministro interino e secretário-geral da Fifa reforçam confiança em Curitiba