Previdência Social desarticula esquema criminoso em Porto Alegre



A Previdência Social desarticulou um esquema criminoso para a obtenção de benefícios em Porto Alegre (RS). Os indícios de irregularidades foram detectados durante processo rotineiro de cruzamento de informações promovido pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações foram divulgadas, nesta quinta-feira (17), no site do MPS.

Os fraudadores imprimiam Guias da Previdência Social (GPS) em branco, faziam recolhimentos de supostas contribuições em atraso, com valores mínimos, e utilizavam esse tempo indevido de contribuição previdenciária para requerer benefícios.

O contribuinte pode imprimir a GPS nos sites da Previdência Social e da Receita Federal. Caso o segurado queira recolher valores em atraso referentes aos últimos cinco anos, o sistema emite a guia com os juros e multa já calculados. No caso de o contribuinte querer pagar dívidas referentes a competências maiores que cinco anos, o sistema não emite a guia e remete o cidadão a uma Agência da Previdência Social (APS) para que os juros e a multa sejam calculados.

Para burlar o sistema, eram impressas GPS em branco, sem código de barras. De posse do documento, os fraudadores faziam o preenchimento à mão, indicavam os nomes dos segurados, os períodos de recolhimento em atraso com bem mais de cinco anos e pagavam nos bancos o valor mínimo de recolhimento hoje aceito, de R$ 29,00. Paga a guia, esse tempo de contribuição era utilizado para a obtenção irregular de benefícios previdenciários.

Segundo o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, o instituto ainda está calculando os prejuízos e adotando medidas, juntamente com a Receita Federal, para eliminar a possibilidade de novas tentativas de fraude.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social



17/03/2011 17:57


Artigos Relacionados


PF desarticula esquema de corrupção em Porto Alegre

Força Tarefa Previdenciária desarticula esquema criminoso em Florianópolis

Força tarefa desarticula esquema de fraude na Previdência do CE

Porto Alegre recebe primeira unidade do projeto Previdência Aqui

Emilia anuncia o 2º Fórum Mundial Social em Porto Alegre

Especialistas da Anvisa participam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre