Primeiro leilão de gás natural do ano registra venda recorde
A Petrobras realizou na terça-feira (dia 16) o 10º leilão eletrônico de gás natural, com a oferta de 22 milhões m³/dia por um prazo de seis meses e início de entrega em 1º de abril.
O objetivo da empresa é incentivar o aumento do consumo a partir da redução progressiva do preço médio de aquisição do gás à medida que as vendas cresçam em relação ao que vem sendo consumido atualmente. O leilão dá continuidade à estratégia da Petrobras, iniciada em 2009, para o desenvolvimento do mercado secundário de gás natural.
Dezesseis distribuidoras de gás natural participaram e arremataram volumes no certame. O leilão registrou venda recorde de 6,87 milhões de m³/dia. Este foi o maior volume comercializado entre todos os leilões de gás natural realizados pela Petrobras desde maio de 2009. O deságio médio registrado neste leilão foi de 47% em relação aos preços dos contratos de longo prazo.
As vendas foram realizadas em submercados definidos a partir das características logísticas de cada região, tendo como novidade a interligação gasífera das regiões Sudeste e Nordeste por meio do GASENE, gasoduto da integração, que estará em operação comercial em abril.
Além do fato do transporte do gás se dar por rede integrada, que permitirá o atendimento do mercado com mix de gás nacional, boliviano e GNL, a Petrobras inicia também em abril uma nova modalidade de vendas de gás natural no mercado secundário durante os próximos seis meses. Os clientes poderão realizar, a cada semana, compras adicionais ao que foi adquirido neste leilão até atingir o volume de 22 milhões de m³/dia, a preços ainda mais competitivos.
A criação do mercado secundário de gás natural no Brasil foi possível devido aos investimentos realizados pela Petrobras para aumentar a produção nacional de gás natural; diversificar as fontes de suprimento a partir dos terminais de regaseificação de gás natural liquefeito em Pecém e na Baía de Guanabara; e ampliar a infraestrutura de transporte (gasodutos, estações e sistemas de compressão, city gates ). Estes investimentos aumentam a oferta de gás natural e a flexibilidade no atendimento aos segmentos termelétrico e não termelétrico.
A Petrobras reafirma que o objetivo dessas novas modalidades de comercialização é fazer com que a redução de preço chegue à porta de quem efetivamente usa o gás natural, o consumidor final.
Fonte:
Blog da Petrobras
17/03/2010 15:16
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