Primeiro-ministro português fala sobre a política de imigração



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na manhã desta quarta-feira (9) o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, que, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realiza sua primeira visita oficial ao Brasil. Na ocasião, José Sócrates anunciou ter informado ao presidente Lula sobre mudanças na política de imigração vigente em Portugal, país que tem uma visão sobre o assunto diferente da do resto da Europa.

Presente à audiência, o embaixador brasileiro em Portugal, Paes de Andrade, pediu que o primeiro-ministro requeira urgência ao Parlamento português para a aprovação dessa proposta, de tanto interesse para o Brasil. José Sócrates disse que, em razão do envelhecimento da população européia, aquele país precisa de imigrantes jovens para fazer o serviço que os idosos não podem mais fazer.

Na opinião de Renan Calheiros, esse foi um encontro histórico, destinado a intensificar o diálogo entre os dois países, em temas de interesse bilateral, regional e multilateral. De acordo com o presidente do Senado, a intensificação desses laços de amizade tem-se refletido no crescimento das exportações.

- Eu fiz uma rápida análise do cenário em que vivemos, da questão do nosso bloco econômico, e ouvi um pouco da experiência deles com relação ao bloco europeu. Ele [José Sócrates] falou sobre mudanças na política de imigração portuguesa e disse que fez questão de anunciar isso para o presidente Lula - afirmou Renan, depois do encontro.

Estavam também na audiência o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), além de Valdir Raupp (PMDB-RO), Ideli Salvatti (PT-SC) e Leomar Quintanilha (PC do B-TO). Do Senado, José Sócrates seguiu para a Câmara, para um encontro com o presidente daquela Casa, deputado Aldo Rebelo.

A primeira visita oficial do primeiro-ministro português ao Brasil tem como principal objetivo reforçar o comércio entre os dois países. Fazem parte da comitiva lusa diversos ministros, mas, sobretudo, uma importante delegação empresarial. No ano passado, o comércio entre os dois países atingiu US$ 1,25 milhão.

De acordo com o Itamaraty, o intercâmbio comercial entre Brasil e Portugal ganhou impulso com a recente inauguração do Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em Lisboa.

09/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan fala sobre astronauta brasileiro com primeiro-ministro da Federação da Rússia

Ministro do Desenvolvimento fala aos senadores sobre política industrial e Plano Brasil Maior

Ministro Luiz Alberto Figueiredo fala sobre política externa na Comissão de Relações Exteriores

Dilma fala sobre educação no primeiro pronunciamento em rede nacional

LUIZ PONTES FALA À TV SENADO SOBRE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO

Ministro português visita Assembléia