Renan fala sobre astronauta brasileiro com primeiro-ministro da Federação da Rússia



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na manhã desta terça-feira (4) o chefe de governo da Federação da Rússia, Mikhail Yefimovich Fradkov, que à tarde reúne-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro, no Salão Nobre do Senado, teve início com uma menção à primeira viagem ao espaço de um brasileiro, o tenente-coronel Marcos César Pontes, a bordo da espaçonave russa Soyuz, lançada na semana passada do Cazaquistão.

Renan Calheiros expressou sua satisfação com a colaboração russo-brasileira no campo das atividades espaciais, que permitiu essa viagem bem sucedida. Também lembrou que essa visita integra a programação da 4ª Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação. Criado entre os dois países em 2000, o grupo é presidido, do lado brasileiro, pelo vice-presidente da República e, do lado russo, pelo primeiro-ministro.

Essa comissão foi proposta pelo então presidente Boris Ieltsin ao presidente da República brasileira, durante as comemorações dos 50 anos das Nações Unidas, em 1995. Como conseqüência, há hoje uma troca de percepções, no mais alto nível, entre os dois países, não somente sobre as conjunturas política e econômica, mas também sobre temas relevantes da agenda internacional.

No mesmo encontro, Renan afirmou que aceitou convite do Conselho da Federação Russa, organismo que corresponde ao Senado brasileiro, para visitar aquela nação ainda este ano. Disse ainda que se encontra no Legislativo brasileiro proposta de cooperação entre essas duas câmaras altas e que ele pretende assinar o documento na visita que fará a Moscou.

Participaram também desse encontro os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Valdir Raupp (PMDB-RO), Edison Lobão (PFL-MA) e Ney Suassuna (PMDB-PB), além do secretário-geral da Mesa do Senado, Raimundo Carreiro.

04/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa de homenagem a astronauta brasileiro

Primeiro-ministro português fala sobre a política de imigração

Tebet recebe primeiro-ministro da Rússia

Ministro de Minas e Energia fala sobre crise no setor elétrico brasileiro

Governador Lembo se reúne com primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Fradkov

Aprovado voto de congratulações ao astronauta brasileiro