Primeiros caminhões ajudarão 950 mil moradores no CE
Quarenta e quatro municípios cearenses receberão um importante reforço para ajudar a enfrentar os efeitos da seca na região. O Governo Federal, por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), entrega nesta sexta-feira (1º), 68 equipamentos a prefeituras da região. A doação de 40 caminhões-caçamba e 28 caminhões-pipa, no valor de mais de R$ 16,8 milhões, visa melhorar as condições de vida e produção de quase 950 mil habitantes da zona rural do estado.
"Ambos os equipamentos são muito úteis e têm grande relevância social para a região frente aos efeitos da seca. O caminhão-pipa vai auxiliar na distribuição de água de fontes e mananciais com flexibilidade no atendimento às comunidades, uma vez que será entregue aos municípios. Já o caminhão-caçamba, junto à motoniveladora e retroescavadeira, vai ser importante na construção de poços e barragens para armazenar água", afirma o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra.
Já foram entregues no estado 181 retroescavadeiras, alcançando todos os municípios selecionados pelo Programa, e 179 motoniveladoras. As 360 máquinas somam um investimento de aproximadamente R$ 94 milhões pelo Governo Federal. Até a conclusão da ação, prevista para abril de 2014, serão doados 901 equipamentos às 181 prefeituras cearenses, com população inferior a 50 mil habitantes. Do total, 179 municípios localizados no Semiárido, ou em situação de emergência devido à estiagem, receberão um caminhão-pipa e uma pá carregadeira cada – além da retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba.
Em Canindé, município a 120 km de Fortaleza, as máquinas do PAC 2 já estão fazendo a diferença na vida dos produtores. A retroescavadeira e motoniveladora trabalham na construção de cacimbas nos leitos dos rios e restauração de estradas vicinais na zona rural – que devem beneficiar mais de cinco mil agricultores familiares residentes na localidade. A expectativa é que a chegada dos caminhões seja um passo a mais na melhoria da qualidade de vida destes produtores.
"Aqui a questão da água é extremamente importante. Estamos passando por um momento difícil, pois os açudes responsáveis pelo abastecimento do município secaram ou estão secando. Então temos necessidade de facilitar esse acesso", atenta o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município, José Maria Coelho.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
01/11/2013 14:45
Artigos Relacionados
Primeiros caminhões-pipa são entregues no Maranhão
Programa Renova SP entrega primeiros caminhões
Mato Grosso recebe primeiros caminhões-caçamba
Municípios maranhenses recebem primeiros caminhões-caçamba
Dilma entrega caminhões-pipa e caminhões-caçamba em Maceió
Professores ajudarão a elaborar currículo