Professores ajudarão a elaborar currículo



Experiências pedagógicas servirão para enriquecer o conteúdo de 2008

Difundir experiências pedagógicas bem-sucedidas para toda a rede estadual de ensino é um dos objetivos do projeto São Paulo Faz Escola, cujo site foi lançado na semana passada pela Secretaria de Educação. A proposta é realizar consulta interativa com professores, coordenadores, assistentes pedagógicos, diretores e supervisores, que poderão enviar sugestões e experiências para formular um guia para o ano letivo de 2008. Os funcionários da rede estadual têm até o dia 15 de novembro para enviar seus relatos pelo site São Paulo faz Escola.

“Esta ação é um reconhecimento de que há, na rede pública paulista de ensino, experiências valorosas que merecem e que serão reconhecidas, indexadas e colocadas à disposição de todos os profissionais de educação”, ressalta Maria Inês Fini, coordenadora-geral da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

A secretaria vem reunindo semanalmente 30 dos maiores especialistas do Brasil em expectativas de aprendizagem. O objetivo é formular um guia para, em conjunto com os livros didáticos, direcionar o dia-a-dia em sala de aula de todos os professores da rede estadual, de 5ª a 8ª séries e do ensino médio (o guia para 1ª a 4ª está em fase de finalização).

Ajustes bimestrais – Para enviar suas experiências, os profissionais devem entrar no site www.educacao.sp.gov.br e clicar no banner São Paulo Faz Escola. O acesso aos formulários (login) é feito pelo código da escola, o Centro de Informações Educacionais (CIE). O educador poderá relatar em um formulário próprio, disponível no portal, suas experiências de sucesso em sala de aula. Os relatos serão analisados pela pasta com a ajuda de especialistas em educação que, divididos em quatro grupos de trabalho, preparam o currículo de 2008. Essas experiências pedagógicas servirão para enriquecer o conteúdo curricular, que estará concluído até o final deste ano.

No mês que vem, serão realizadas videoconferências para públicos específicos: diretores, vice-diretores e professores-coordenadores de todas as escolas que oferecem o Ciclo II (5ª a 8ª série) do ensino fundamental e ensino médio, com a mesma finalidade: apresentar a organização da proposta curricular, o andamento dos trabalhos e a expectativa de participação desses educadores no processo. Até o fim de novembro o site tornará disponível a versão preliminar da proposta curricular para esses níveis de ensino.

Em fevereiro de 2008, quando é feito o planejamento escolar, os documentos referentes às propostas curriculares, acompanhados de seus princípios e diretrizes, estarão em todas as escolas. Serão acompanhados de cadernos para os professores de todas as disciplinas e séries referentes aos conteúdos do 1º bimestre, e de cadernos direcionados aos gestores. Esse material e um conjunto de vídeos curtos, sobre todas as disciplinas, estarão disponíveis aos professores na própria escola e deverão subsidiar e orientar as atividades do planejamento 2008.

Como os cadernos serão produzidos por bimestre, ao longo de 2008, poderão ser ajustados e revisados, periodicamente, a partir das experiências dos professores.

Da Agência Imprensa Oficial



10/25/2007


Artigos Relacionados


Cadastramento de professores interessados em elaborar itens do Enade vai até 6ª

Professores enviam três mil sugestões para mudar currículo

Professores de medicina podem se inscrever para elaborar questões

Professores podem se cadastrar para elaborar e revisar questões do Enade 2013

Inep capacita professores para elaborar prova de proficiência em língua portuguesa

Primeiros caminhões ajudarão 950 mil moradores no CE