Principal feira de ciências estudantil do Brasil começa nesta terça
Começa nesta terça-feira (22), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), principal feira de ciências do Brasil para alunos de escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental (7º e 8º séries, ou 8º e 9º anos), médio e técnico, de 25 estados.
Nesta edição, 670 estudantes de 14 a 20 anos estarão reunidos com professores orientadores que vão apresentar 302 projetos selecionados em 42 feiras locais e estaduais. Há trabalhos em várias áreas do conhecimento como ciências da saúde (23 projetos), biológicas (47), agrárias (16); ciências exatas (57); ciências humanas (62) e ciências sociais aplicadas (30).
A maior participação é de projetos de engenharia (67 trabalhos). Segundo a coordenadora da Febrace, Roseli de Deus Lopes, o número de projetos de engenharia é uma boa notícia em tempos de risco de falta de mão de obra na área. “O que a gente quer é identificar jovens que tem talento para seguir carreiras em ciências e engenharia”, diz.
De acordo com a coordenadora, que é professora de engenharia de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da USP, iniciativas como a feira despertam interesse em estudantes talentosos e com vocação. “Se você não provocar o aluno, às vezes, ele não descobrirá o potencial e não saberá a satisfação de dedicar o tempo dele para fazer um projeto em uma área em que consegue gerar conhecimento novo.”
Os melhores trabalhos serão selecionados para representar o Brasil em maio, na Califórnia, Estados Unidos, na International Science Fair, a maior competição internacional de alunos pré-universitários. No ano passado, a comitiva de estudantes brasileiros recebeu 21 prêmios na feira internacional e ficou em terceiro lugar em número de trabalhos reconhecidos.
A organização da Febrace e a participação dos estudantes brasileiros na feira internacional recebem patrocínio dos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, do Escritório das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); além de entidades empresarias e empresas brasileiras e multinacionais.
A feira termina na quinta-feira (24), e estará aberta a visitação pública entre as 14h e 19h no estacionamento da Escola Politécnica (Avenida Professor Luciano Gualberto, nº 3, Travessa 3, Cidade Universitária).
Fonte:
Agência Brasil
21/03/2011 13:14
Artigos Relacionados
Feira Brasil Offshore começa nesta terça no Rio de Janeiro
Treinamento virtual do programa Brasil Voluntário começa nesta terça-feira (12)
Inscrição para Olimpíada Nacional em História do Brasil começa nesta terça-feira
LDO começa a ser discutida nesta terça-feira
FEIRA DE SAÚDE COMEÇA NESTA TERÇA
FEIRA DE SAÚDE COMEÇA NESTA TERÇA