Problemas de família são conflitos mais comuns enfrentados pelo cidadão, mostra Ipea



Problemas de família, nas relações de trabalho e entre vizinhos são os três conflitos mais comuns enfrentados pelo brasileiro. Juntos, os três itens respondem por 52% entre os 13 problemas mais graves indicados por cidadãos na segunda parte de um estudo sobre a percepção da Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado nesta terça-feira (31). Os problemas de família lideram as queixas, com 24,86%.

A pesquisa também mostra que os brasileiros não gostam de levar todos os conflitos para a Justiça, mesmo os que ocorrem com frequência. O quesito “problemas com empresas com as quais fez negócio”, que ocupa o sexto lugar entre os conflitos mais comuns, é aquele em que os brasileiros menos gostam de acionar a Justiça.

Outros problemas comuns em que há pouca disposição para recorrer à Justiça envolvem a cobrança de impostos, questões de vizinhança e conflitos com pessoas com as quais se fez negócio. O único caso em que o brasileiro se mostra bastante disposto a acionar a Justiça são os problemas com crime e violência. 

O autor da pesquisa, Fábio de Sá e Silva, sugere que a educação em direitos é uma medida necessária para ampliar a consciência de violação em casos como de relações de trabalho ou contratos.

 

Fonte:
Agência Brasil



31/05/2011 15:41


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro relata em Plenário problemas enfrentados pelo Pará

CE debate problemas enfrentados por superdotados

Começa reunião da CE para debater problemas enfrentados por superdotados

Papaléo denuncia problemas enfrentados pela população de Oiapoque

Ana Amélia cobra soluções para problemas enfrentados por aposentados e pensionistas

Consumidor: Procon-SP quer conhecer os problemas enfrentados pelos mutuários paulistanos