Ana Amélia cobra soluções para problemas enfrentados por aposentados e pensionistas



O caso de um senhor de 84 anos que recorreu a uma ‘autocirurgia’ após esperar meses na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) foi citado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) como exemplo emblemático do descaso do setor público em relação aos aposentados e pensionistas do país. Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), a parlamentar cobrou não apenas soluções para a demora no atendimento médico na rede pública, mas pediu uma saída definitiva para o caso Fundo Aerus, dos aposentados e pensionistas da Varig e Transbrasil.

O aposentado citado pela senadora é Orlando Vaz, morador do município de Cascavel (PR), que em 2008 havia passado por um procedimento para retirar uma hérnia. Alguns meses depois, o aposentado voltou a sentir dores. Sem previsão de quando conseguiria vaga pelo SUS, o paciente tomou uma decisão arriscada e decidiu, em fevereiro, retirar a hérnia por conta própria.

– Trago hoje esse exemplo para ilustrar até que ponto chega o desespero sentido por muitos aposentados deste país – afirmou a senadora.

A angústia de Orlando Vaz, segundo Ana Amélia, é a mesma sentida por muitos aposentados, inclusive por aqueles que contribuíram para o falido fundo de pensão Aerus. Os aposentados e pensionistas aguardam  julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do Recurso Extraordinário RE nº 571.969 sobre a indenização à Varig, pela União, por danos sofridos pela empresa em consequência da política de congelamento de tarifas vigente entre outubro de 1985 e janeiro de 1992.

– São mais de sete anos e 11 meses sem respostas. Não há, até o momento, por parte do setor público ou das instâncias judiciárias superiores novos desdobramentos sobre esta verdadeira tragédia social – disse a parlamentar.

INSS

Apesar de reconhecer que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, tem se empenhado em modernizar a gestão do INSS, Ana Amélia disse que recebe diariamente reclamações de aposentados e pensionistas sobre problemas no pagamento de benefícios.

A senadora avalia que o projeto de lei do Senado (PLS) 76/2011 é um caminho para melhorar a situação dos aposentados. A proposta, que está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), tem por objetivo isentar do Imposto de Renda os rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão pagos pelo Regime Geral da Previdência Social, a partir do mês em que o contribuinte completar 60 anos.

– Pode ser pouca coisa, mas esse pouco na mão de um aposentado, faz diferença – disse.



05/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia comemora decisão do STF que favorece aposentados e pensionistas da Varig

Paulo Paim cobra política de valorização para aposentados e pensionistas

Bancada do Amapá cobra soluções do governo para problemas do estado

Nery cobra soluções concretas para problemas das prisões brasileiras

TIÃO VIANA COBRA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DOS POVOS INDÍGENAS

Mário Couto quer transformar 2008 em ano das soluções dos problemas dos aposentados