Processo Produtivo Básico de telejogos é alterado para incorporar tecnologias sem fio



Portaria Interministerial publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (18) altera o Processo Produtivo Básico (PPB) de telejogos e seus acessórios (joysticks) e cartuchos para telejogos fabricados na Zona Franca de Manaus, com o objetivo de incorporar novas tecnologias aos produtos.

Até 2013, os fabricantes poderão utilizar itens importados como os módulos de Bluetooth, Wi-fi e W-LAN e continuar a receber os benefícios tributários estabelecidos pela Portaria Interministerial nº 140, de 7 de julho de 2009, que criou o PPB para esses produtos.

Outros itens de alta tecnologia que ainda precisam ser importados e que também foram incluídos no PPB de telejogos são os de entrada de dados e de acionamento para controle de telejogos (joysticks e controle remoto). Entretanto, a partir de 2013, as empresas do setor deverão, obrigatoriamente, montar, no Brasil, pelo menos dois dos quatro módulos e subconjuntos determinados na portaria

As inovações dão fôlego à indústria de videogames, que está introduzindo no Brasil a produção de novos modelos com tecnologia wireless (sem fio) e outros processos sem fio. O Bluetooth, por exemplo, permite a conexão do controle sem fio e outros acessórios opcionais ao console, enquanto o módulo Wi-Fi é responsável pela conexão do videogame a uma rede de Internet sem fio. Já a antena WLan, em par, permite o acesso a outros consoles através de rede wireless LAN.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



18/07/2011 19:22


Artigos Relacionados


Produtos de áudio e vídeo fabricados em Manaus têm Processo Produtivo Básico alterado

Portarias definem Processo Produtivo Básico para baterias de notebooks

Processo Produtivo Básico vai baratear custo de armações para óculos e lentes feitas em Manaus

Ministérios publicam sete portarias com modificação de Processo Produtivo Básico

Código de Processo Civil é de 1973 e já foi alterado por 64 normas legais

Agricultores quilombolas ganham reforço no processo produtivo