Produtos de áudio e vídeo fabricados em Manaus têm Processo Produtivo Básico alterado



Foi prorrogado para 31 de dezembro de 2012 o prazo para as empresas fabricantes de câmaras fotográficas e de filmadoras instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) se adequarem ao Processo Produtivo Básico (PPB) de produtos de áudio e vídeo. A partir dessa data, para cada placa importada, a empresa fabricante deverá adquirir no mercado nacional os cartões de memórias produzidos no Brasil.

O prazo anterior era 31 de dezembro de 2011, mas os fabricantes pediram a prorrogação do prazo com o objetivo de tentar manter a competitividade do segmento de câmaras fotográficas e filmadoras produzidas em Manaus (AM). A portaria dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (11).

O Processo Produtivo Básico (Lei nº 8.387/1991)  é uma das contrapartidas exigidas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, beneficiadas com redução tributária, e representa o conjunto mínimo de etapas que caracterizam a industrialização local. Aos produtos fabricados na região são concedidos benefícios como: redução do Imposto de Importação dos insumos importados e isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



11/01/2012 20:05


Artigos Relacionados


Processo Produtivo Básico de telejogos é alterado para incorporar tecnologias sem fio

Processo Produtivo Básico vai baratear custo de armações para óculos e lentes feitas em Manaus

Governo abre consulta pública para produtos fabricados em Manaus

Ministério divulga consulta pública sobre seis produtos fabricados na Zona Franca de Manaus

Portarias definem Processo Produtivo Básico para baterias de notebooks

Ministérios publicam sete portarias com modificação de Processo Produtivo Básico