Prodasen debate projetos com especialista em tecnologia da informação



A Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita de Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas da Gartner, empresa que atua na área de assessoramento estratégico em tecnologia da informação (TI). Ele realizou uma palestra para a diretoria de informática do Senado, discutindo casos de governança em TI que possam oferecer subsídios aos projetos que o Prodasen pretende implantar.

De acordo com o analista do Prodasen Marcelo Cunha, Cassio Dreyfuss é, no país, um dos profissionais mais respeitados do setor e sua visita "representa um reconhecimento à área de tecnologia da informação do Senado". Ele lembrou ainda que Cassio Dreyfuss veio a Brasília para participar do Fórum TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] Governo - www.forumtic.com.br, que "é o principal evento de informática pública da capital". Durante o Fórum TIC, Cássio Dreyfuss participou do painel "Infra-Estrutura e Integração: Fundamentos e Oportunidades" juntamente com o Subsecretario de Ciência e Tecnologia do DF, Luis Gustavo Loyola, Gloria Guimarães, diretora de TI do Banco do Brasil, e o deputado Julio Semeghini, membro da CCTCI.

No encontro, a diretoria do Prodasen apresentou seu anteprojeto de governança em tecnologia da informação e discutiu a viabilidade de sua implementação. Esse projeto procura endereçar um dos oito objetivos estratégicos estabelecidos no Plano Estratégico do Prodasen para o quadriênio 2007-2010.

Entre as metas do projeto de governança do Prodasen, estão o aperfeiçoamento do processo de aquisição e gestão de bens, de procedimentos de back-up e recuperação de dados, e de rotinas administrativas; a garantia de que o Prodasen participe nas aquisições de tecnologias de informação e comunicação do Senado; a implementação de gestão por comitês; e a implementação do modelo de governança em desenvolvimento, mudança, desempenho e segurança; a implementação do modelo institucional de terceirização; entre outras.

Segundo João Roberto Pereira de Baère Jr., diretor da Consultoria do Prodasen, área responsável pela execução do projeto, o objetivo do Prodasen é iniciar o processo de implementação da governança de TI a partir do primeiro semestre de 2009 após o término dos estudos, capacitações e definição do modelo que estão sendo realizados ao longo de 2008.



24/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prodasen participa de mostra de tecnologia da informação

Prodasen é finalista em premiação sobre tecnologia da informação

Prodasen participa de conferência mundial sobre tecnologia da informação

Especialista expõe vantagens da tecnologia da informação para fiscalização

Investidores dos EUA conhecem projetos brasileiros de tecnologia da informação

CNPq investe R$ 12,5 mi para premiar projetos de tecnologia da informação