Prodasen participa de conferência mundial sobre tecnologia da informação
A Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) representa a Casa no World e-Parliament Conference 2009, que está sendo realizado em Washington (EUA). O evento, que será encerrado nesta quinta-feira (5) é promovido pela Organização das Nações Unidas, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e pela União Interparlamentos.
O World e-Parliament Conference é realizado anualmente com o objetivo de reunir a comunidade mundial de parlamentos. São debatidos o uso eficiente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a melhoria da representatividade política com a transparência das atividades e a prestação de contas e o ambiente parlamentar em todo o mundo.
O diretor do Prodasen, Carlos Magno Cataldi Santoro, fez uma apresentação, na manhã desta quarta-feira (4), sobre o Portal Orçamentário do Senado Federal, o Siga Brasil, no painel que trata da funcionalidade de sites governamentais para diferentes públicos. Também participaram do painel a secretária-geral da Assembléia de Portugal, Adelina Sá Carvalho, o deputado italiano e secretário-geral da Câmara da Itália, Alessandro Palanza, e a diretora-executiva da Sunlight Foundation, Ellen Miller.
foi apresentado ainda durante a manhã o premiado Portal do Senado Federal LexML Brasil. A exposição foi feita pelo analista de Sistemas do Prodasen João Alberto de Oliveira Lima, durante o painel sobre padronização para documentação parlamentar. Participaram do debate a professora associada de Informática Legal, da Universidade de Bologna, Monica Palmirani; o professor de Gestão do Conhecimento Legal, do Centro de Legislação Leibniz, da Universidade de Amsterdam, Tom Van Engers; e o diretor de Tecnologias da Informação, Inovação e Suporte Tecnológico, do Parlamento Europeu, Flemming Sorensen.
A abertura do evento foi feita na tarde de terça-feira (3), pela presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
Premiação
O Siga Brasil foi condecorado este ano com o Premio TI & Governo, concedido pelo Anuário TI & Governo, da Plano Editorial. Os projetos vencedores foram classificados nas categorias e-Administração Pública, e-Serviços Públicos e e-Democracia. Foram considerados como critérios para a premiação o caráter inovador, a relevância social e o envolvimento de recursos humanos dos projetos.
04/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Prodasen participa de mostra de tecnologia da informação
Prodasen é finalista em premiação sobre tecnologia da informação
Prodasen participa de palestra sobre soluções em tecnologia de informações
Prodasen debate projetos com especialista em tecnologia da informação
Patriota participa da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde
Walter Pinheiro participa de conferência mundial sobre gerenciamento da internet