Produção integrada de sistemas agropecuários apoia desenvolvimento sustentável da Transamazônica
Está em fase de estruturação na região Transamazônica o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo, instituído pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. O Pisacoop tem a intenção de promover a transformação da produção convencional das cooperativas de cacau em sistemas produtivos integrados, com base tecnológica, sustentável e rastreável. Foi constituído um Comitê Técnico Gestor do Pisacoop para propor e apoiar políticas públicas de fomento ao cooperativismo e ao desenvolvimento da região.
O comitê conta com recursos do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) da SDC, que destinou cerca de 13% de seu orçamento para o projeto. A verba será administrada pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que fará a gestão das ações do comitê, como a capacitação de técnicos, o apoio ao Salão Internacional de Chocolate e a estruturação do Complexo Agroindustrial do Cacau.
Pisacoop
O Programa, criado dentro do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Denacoop/SDC/Mapa), visa reduzir as desigualdades sociais e o desenvolvimento econômico das regiões por meio de sistemas de produção sustentáveis. A Agricultura de Precisão - que utiliza novas ferramentas e tecnologias aplicadas - é um dos sistemas empregados.
O Pisacoop está sendo implantado no Paraná e no Pará. A região do Cantuquiriguaçu, no Paraná, é composta por 20 municípios e possui uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros. A população total é de 232.546 habitantes, dos quais 107.473 vivem na área rural, desse total, 21.184 são agricultores familiares. Já o território da Transamazônica, no Pará, abrange uma área de aproximadamente 252 mil quilometros e é composto por 10 municípios. A população total do território é de 340.056 habitantes. Desses, 154.179 vivem na área rural e 17.411 são agricultores familiares.
São quatro etapas fundamentais para o desenvolvimento do programa: Implantação de Unidades Comparativas (UC), capacitação e treinamento, implantação do projeto piloto e elaboração do marco referencial.
Fonte:
09/09/2013 16:23
Artigos Relacionados
Acordo apoia desenvolvimento sustentável comunidades tradicionais
Banco de desenvolvimento do Brics vai financiar desenvolvimento sustentável
Publicadas normas para Produção Integrada de Café
Na pauta da CRA, parceria para produção integrada na agropecuária
Comissão de Agricultura debate parceria de produção integrada
Técnicos debatem norma para produção integrada de tomate