Produtores orgânicos têm até o fim do ano para se regularizar



Produtores de orgânicos que ainda não se adaptaram às novas regras do segmento ainda têm até o fim de 2010 para se regularizar. As mudanças referem-se à produção e comercialização de orgânicos, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização, estabelecidos por decreto. Assim que se adaptarem as novas regras, os produtos terão permissão para receber o selo do Sistema Brasileiros de Conformidade Orgânica.


Segundo a legislação brasileira, existem três maneiras de garantir a qualidade orgânica dos alimentos: a certificação, os sistemas participativos de garantia e o controle social para venda direta sem certificação. Organizações de vários estados que obedecem com as três características já estão em processo de regularização no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para iniciar o credenciamento, basta procurar a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) no estado.

Agricultura orgânica
A produção orgânica segue princípios de uso responsável do solo, água, ar e outros recursos naturais. Não é permitido o emprego de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Também não são aplicados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos às culturas.

 

Para orientar o consumidor sobre os alimentos, locais de compra e legislação, foi criado o hotsite “Orgânicos - Entre para o mundo da vida saudável, prefira alimentos orgânicos”. Através do endereço, o internauta tem acesso a informações sobre o que são alimentos orgânicos, locais de venda dos produtos e a biblioteca multimídia, com vídeos e publicações sobre o tema.


Fonte:
Ministério da Agricultura

 



08/07/2010 22:50


Artigos Relacionados


Produtores orgânicos têm até o fim do ano para se regularizar

Cadastro nacional registra 10 mil produtores orgânicos regularizados

Produtores sergipanos expõem em feira de alimentos orgânicos

Cinco mil produtores de orgânicos estão regularizados no Ministério da Agricultura

Pequenos produtores de alimentos orgânicos terão oportunidades na Copa de 2014

Produtores precisam regularizar plantio de soja, diz Jonas Pinheiro