Produtos de agricultura familiar agradam empresas estrangeiras em feira nos EUA



Potenciais compradores de empresas atacadistas dos Estados Unidos, China, Índia, México, Costa Rica e Japão prospectaram negócios no valor de US$ 750 mil no estande do Ministério do Desenvolvimento (MDA), instalado na Expo West – Natural Products, umas das mais importantes feira do setor de orgânicos e naturais dos EUA.

O evento, que aconteceu de 8 a 11 de março, reúne os mais novos produtos à base de alimentos naturais e especiais, além de outros itens relacionados a saúde, beleza e vida natural, suplementos e produtos para animais. A participação brasileira beneficiou mais de 14 mil famílias de agricultores do Brasil.

O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, destaca a participação organizada dos agricultores familiares no evento realizado no maior mercado de produtos orgânicos do mundo.

“O evento foi importante para conhecermos os principais compradores do setor e identificar suas principais demandas naquele país. Além disso, foi uma excelente oportunidade de mostrarmos para o mundo os produtos da agricultura familiar. Esperamos que a participação do MDA e dos empreendimentos no evento americano se repita e se consolide, como aconteceu no mercado europeu, na Biofach Alemanha", enfatizou o diretor.

Esta foi a primeira participação dos empreendimentos da agricultura familiar brasileira no evento, que puderam ofertar a enorme diversidade dos produtos das regiões do Brasil. Foram mostrados produtos, como as cachaças, licores e bebidas com frutas e caipirinha da região Sul, a castanha de baru, barras de cereais, cookies e granolas produzidas no Centro-Oeste brasileiro, e os produtos derivados do fruto da palmeira jussara na região Sudeste do País. Realizada anualmente na Califórnia (EUA), a Expo West agrega mais de 3 mil expositores e recebe aproximadamente 58 mil visitantes em seus pavilhões.

Participaram desta edição da Expo West a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas (Coopcerrado), Ciano Alimentos, ABD Sul, Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cachaçaria Weber Haus e Bio Frutas. Além desses empreendimentos, estiveram presentes no estande do MDA  a Associação Nacional da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (Abrabio), que representou mais de 52 associações e cooperativas da agricultura familiar, e a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperúnica), representando os 18 grupos produtivos que integram o Programa Talentos do Brasil.

Cachaça

As cachaças feitas de cana-de-açúcar e de frutas vermelhas foram bem-recebidas pelo público estrangeiro. O contato comercial realizado entre a Cachaçaria Weber Haus, do Rio Grande do Sul, e uma empresa americana, que distribui os seus produtos em 22 estados americanos, resultou em pedidos de exportação de 40 mil litros de cachaças mistas até o final de 2012. O volume de negócios chega a U$S 320 mil.

De acordo com o representante comercial da Weber Haus, Evandro Weber, a participação na feira foi importante para consolidar alguns contatos comerciais já iniciados anteriormente. “A feira foi uma oportunidade de conhecermos mais sobre o mercado americano e vender o produto não apenas a granel, mas o produto pronto, que é o nosso foco. Também foi uma oportunidade para a Abrabio apresentar os produtos de outros empreendimentos da agricultura familiar do Brasil, que estão sendo preparados para a Copa do Mundo de 2014”, destacou. A Weber Haus congrega o trabalho de 22 família de agricultores familiares de Ivoti (RS).

Moda Sustentável

A participação do Programa Talentos do Brasil na Expo West resultou em negócios internacionais com representantes de lojas de moda de Porto Rico e Los Angeles, entre outras cidades do exterior.

No segmento moda, o apelo maior foi pelos chapéus de Tururi, fabricados pelas artesãs de Muaná, Ilha de Marajó (PA), e para os chapéus de piaçava, do grupo Cá e Lá, produzidos nos municípios baianos de Entre Rios e Mata de São João (BA). Os visitantes também se encantaram com as peças bordadas e com rendas feitas pelas artesãs do Piauí, e realizaram pedidos dos chinelos da coleção Eu Amo O Brasil/Talentos do Brasil, criada para a Copa do Mundo de 2014.

A coordenadora do Programa, Patrícia Mendes, diz que houve um grande interesse pela moda sustentável brasileira. “Os americanos querem comprar os nossos produtos e internacionalizar a marca do Talentos do Brasil. Já programamos um encontro, para outubro, entre estilistas e formadores de opinião de Los Angeles e do Brasil para desenvolvermos em conjunto uma linha de acessórios e roupas até o final de 2012”, contou.

A expectativa agora é fechar negócios futuros e avançar nas negociações. “Tínhamos grande interesse em conhecer o mercado americano. Com essa oportunidade, foi possível manter um contato direto com empresários de grandes redes de atacado e conhecer a forma de consumo naquele país. Os clientes estrangeiros querem o produto brasileiro que agrega história e conceito”, destacou Patrícia Mendes.

O Programa Talentos do Brasil foi criado em 2005 e é coordenado pelo Departamento de Agregação de Valor da SAF/MDA. A iniciativa tem parcerias importantes, como o Sistema Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), a Caixa Econômica Federal, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o Pacto de Cooperação Brasil e Alemanha Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (Giz), Ministério do Turismo, dos movimentos sociais e dos movimentos sindicais que promovem o intercâmbio eficaz entre artistas e mercado.

 

Fonte:
MDA



19/03/2012 21:20


Artigos Relacionados


Grupos da agricultura familiar vendem US$ 1,6 milhão em produtos em feira na Alemanha

Mais de 4.500 produtos têm o Selo da Agricultura Familiar

Agricultura familiar tem 17 produtos com bônus em outubro

Voluntários receberão kits com produtos da agricultura familiar

Encontro debate fornecimento de produtos da agricultura familiar

Europeus conhecem produtos da agricultura familiar gaúcha