Produtos infantis têm fiscalização reforçada no período do Dia das Crianças
Cerca de 700 estabelecimentos serão vistoriados para evitar que brinquedos comercializados provoquem acidentes em crianças
A procura por brinquedos aumenta com a proximidade do Dia da Criança e é preciso ter atenção na hora da compra, pois alguns não se enquadram nas normas, podendo gerar riscos aos usuários. Para fiscalizar os brinquedos ofertados à população, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), iniciou nessa segunda-feira (1º), uma operação que vai vistoriar se os brinquedos possuem o selo de qualidade do órgão.
Dados do Inmetro revelam que os produtos infantis lideram o ranking em acidentes de consumo com 14% dos casos. A fiscalização serve para prevenir possíveis riscos e garantir que os produtos fabricados sigam os requisitos mínimos de segurança.
A estimativa do órgão é que 700 estabelecimentos sejam vistoriados por dia. De acordo com Marcelo Monteiro, chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade (Divec), com o aumento da oferta no mercado, é provável que haja produtos sendo comercializados de forma irregular.
Mesmo com o reforço na fiscalização, o consumidor também deve ficar atento às normas e identificar se o brinquedo apresenta alguma irregularidade. Monteiro explica como o consumidor deve agir nesses casos. “É colocado nos brinquedos um selo amarelo, escrito a palavra “segurança” no meio, além de um código. Se o consumidor desconfiar que o selo é falso ou perceber que ele não existe, a pessoa pode entrar em contato com a ouvidoria do Inmetro e denunciar o fato, que iremos mandar uma equipe de fiscalização para averiguar o local”, alertou.
Conforme a Lei 9.933/99, as empresas que descumprirem as determinações podem ter os produtos apreendidos com a autuação dos responsáveis, além da aplicação de multas que variam de R$100 a R$ 1,5 milhão.
Teste de qualidade dos brinquedos
Segundo Monteiro, diversos testes são feitos antes dos brinquedos receberem a certificação, como, por exemplo, saber se o brinquedo pode ferir ou cortar a pele. É feita também uma simulação para identificar se o tamanho do produto impede que seja engolido por uma criança. Outro teste é o de inflamabilidade para constatar se o brinquedo não propaga a chama. Há ainda o ensaio químico, que identifica componentes tóxicos que podem causar problemas à saúde.
O Inmetro desenvolve várias cartilhas para ensinar o que observar na hora da compra.
Inmetro
O Inmetro é o responsável por verificar e certificar os produtos quanto ao peso, o volume e o tamanho. Seus alboratórios atendem padrões internacionais e atendem indústria, comércio e cientistas por todo Brasil e exterior.
A Carta de Serviços ao Cidadão apresenta todas os serviços desenvolvidos pelo órgão e informa à população os canais de acesso, horários de atendimento, prazos para obtenção do serviço e os compromissos com os padrões de atendimento estabelecidos.
Para entrar em contato com o Inmetro em caso de dúvidas, sugestões, reclamações ou denúncias consulte a Ouvidoria do Inmetro pelo telefone: 0800 285 1818 ou pela internet por meio do Formulário de Contato.
Leia mais:
Tomadas e plugues de uso doméstico têm nova regulamentação
Número de voluntários para medir qualidade da internet no Brasil chega a 45 mil
Consumidor testa botijão de gás mais leve
Fonte:
02/10/2012 14:27
Artigos Relacionados
Fiscalização sobre projetos que captam recursos de incentivo à cultura pode ser reforçada
Fiscalização no Anel Rodoviário de Belo Horizonte será reforçada a partir desta quarta
Lei proíbe produtos infantis que imitem cigarros
Aprovada proibição de produtos infantis em forma de cigarro
Inmetro estabelece requisitos obrigatórios para segurança de produtos infantis
Embalagens de produtos infantis deverão conter alerta contra pedofilia