Professor pode ter prioridade para receber restituição do IR
Matéria retificada às 19h55
O contribuinte que tenha no magistério sua maior fonte de rendimentos poderá receber a restituição do Imposto de Renda logo após os idosos e antes dos demais cidadãos. O benefício aos professores consta de projeto aprovado nesta terça-feira (19), em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se não houver recurso para apreciação no Plenário, o texto seguirá para a Câmara.
Atualmente, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) assegura ao contribuinte com mais de 60 anos prioridade no recebimento da restituição. A intenção do autor do projeto (PLS 6/2009), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é colocar os professores em segundo lugar nessa ordem de prioridade.
- Esse projeto visa dizer a todo o Brasil que professor é uma pessoa especial e, como tal, será tratado de forma especial - justificou o autor.
O relator, senador Jayme Campos (DEM-MT), apresentou voto pela rejeição do projeto, sob o argumento de que a matéria seria inconstitucional. O parecer foi lido pelo relator ad hoc, senador Cyro Miranda (PSDB-GO). No entanto, o parecer do relator foi derrubado por 9 votos a 5. A proposta já tinha sido aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
19/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Contribuinte pode cadastrar celular para receber informações sobre restituição do IR
CAE aprova prioridade para pessoa com deficiência na restituição do Imposto de Renda
CAE conclui aprovação de projeto que garante prioridade na restituição do IR para pessoa com deficiência
Pessoa com deficiência poderá ter prioridade na restituição do IR
Pessoas com deficiências podem ser beneficiadas com prioridade na restituição do IR
Credores poderão ter prioridade em restituição de prêmio de seguro