PROFESSORA DA ECA DEFENDE COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE



Em conferência denominada "Comunicação Pública - Democracia e Cidadania", a professora Heloiza Matos, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), defendeu a adoção de um sistema público de comunicação, baseado em conceitos desenvolvidos na Europa. Segundo ela, que participou, nesta terça-feira (dia 17), do I Seminário de Comunicação Legislativa, a lógica dos meios de comunicação faz com que a cobertura das atividades parlamentares seja freqüentemente negativa.Pela visão da imprensa, disse Heloiza Mattos, o Congresso é resistente às reformas institucionais e lento. A professora observou que, além disso, a imprensa dá ênfase às ausências em plenário. "A mídia parece obedecer a lobbies que desejam ver agilidade na aprovação das reformas", avalia.A acadêmica acredita que a comunicação no Legislativo deve ser voltada principalmente para conferir transparência aos trabalhos parlamentares. Para isso, ela defendeu a profissionalização da comunicação do Congresso, das assembléias legislativas e câmaras de vereadores, por meio do treinamento dos assessores, jornalistas e até dos parlamentares para aumentar a eficácia dos contatos com a imprensa.Heloiza Matos, que é PhD do departamento de Relações Públicas da USP, elogiou o "aparato fantástico" de comunicação disponível no Senado e destacou a importância de multiplicar os canais de acesso da população, como já acontece com o projeto "A Voz do Cidadão".A palestra da professora da ECA foi seguida por debate intenso. Em uma das intervenções, a representante da Câmara Municipal de Barueri (SP) listou as atividades de comunicação desenvolvidas pelo Legislativo local, que teve inspiração nas experiências do Senado e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.TOURO trabalho da Coordenação de Relações Públicas do Senado Federal foi exposto na última palestra da manhã no I Seminário de Comunicação Legislativa. O diretor da Coordenação, Vinícius Becker, descreveu os serviços desenvolvidos no Senado Federal que aproximam a instituição da população.Segundo ele, o projeto "Visite o Senado" já atendeu milhares de pessoas, acompanhando quem deseja conhecer a Casa. O tour está disponível nos sete dias da semana, em cinco línguas, e foi pioneiro do programa de Turismo Cívico do Distrito Federal.Outro projeto destacado por Becker é "A Voz do Cidadão", que funciona 24 horas por dia e ganhou este ano o Prêmio Idéias, conferido pelo Conselho Regional de Relações Públicas do Rio de Janeiro. Trata-se de uma ouvidoria que recebe ligações gratuitas de todo o país pelo telefone 0800-612211. Somente em 1997, 41 mil pessoas foram atendidas por estagiários da Universidade de Brasília, que trabalham no projeto.Becker citou ainda o Projeto Boas-Vindas, destinado a recepcionar os novos servidores da Casa, o Senado Galeria, um espaço para exposições que recebe artistas nacionais e estrangeiros, e o Cultura ao Meio-Dia, que exibe filmes gratuitamente às quartas-feiras ao meio-dia.A Coordenação de Relações Públicas está desenvolvendo também outros projetos, como a Loja do Senado e a publicação de histórias em quadrinhos sobre a Casa para crianças. O projeto Trocando Idéias, quando lançado, irá promover debates sobre temas diversos. Também está sendo planejada a criação de um grupo de conversação (chat) na Internet para bate-papos on-line com os senadores.

17/11/1998

Agência Senado


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